tragédia

Número de mortos por chuvas em Pernambuco chega a 100 e deve subir

Vítimas de deslizamentos e enxurradas na Região Metropolitana do Recife ainda não foram localizadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Deslizamentos causaram mortes no Recife e em cidades próximas - Reprodução/Twitter João Campos

Chegou a 100 o número de mortes confirmadas em Pernambuco por causa das chuvas que atingem o Grande Recife e outros regiões do estado desde o início da última semana. Segundo dados divulgados no início da tarde desta terça(31) pela Secretaria de Defesa Social do estado, ainda há 16 pessoas desaparecidas, ou seja, o número de mortos deve aumentar.

Entre as pessoas que estão sendo procuradas, 14 foram soterradas após deslizamentos, e outras duas foram levadas por enxurradas. Cães farejadores têm sido utilizados em locais de deslizamentos.

As buscas prosseguem em bairros como Vila dos Milagres (zona oeste do Recife); Areeiro (na cidade de Camaragibe); Paratibe (no município de Paulista); Jardim Monte Verde (limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes); Curado IV (Jaboatão); além da região central de Jaboatão.

O governo pernambucano informou ainda que 6.198 pessoas estão desabrigadas.

Mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo pelas chuvas para a Região Metropolitana do Recife, o Agreste e a Zona da Mata em Pernambuco. Segundo o instituto, há risco de novos alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

As chuvas estão intensas desde o início da última semana, mas as ocorrências com mais vítimas aconteceram no fim de semana.

Os alertas se entendem para outros estados nordestinos. Diversas regiões da Paraíba, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte foram incluídas no alerta do Inmet, e têm risco de chuvas fortes pelo menos até o meio da manhã de quarta (1º).

Além do estado, 14 municípios pernambucanos declararam estado de emergência, segundo o jornal Folha de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife. São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.


Chuvas causaram deslizamentos no Recife e em outras cidades pernambucanas / Reprodução/Twitter João Campos

Política

Na segunda, o presidente Bolsonaro (PL) sobrevoou as áreas alagadas e comentou que “infelizmente, essas catástrofes acontecem. Um país continental tem seus problemas”.

Mas a afirmação foi rebatida por cientistas que acreditam que a crise climática não permite a responsabilização apenas da chuva por desastres como o pernambucano.

Durante a entrevista coletiva que concedeu após sobrevoar parte das áreas atingidas Bolsonaro deu um tom de palanque político, com ataques diretos ao governador Paulo Câmara (PSB), que não foi convidado a integrar a comitiva oficial.

Deixando claro que Câmara não foi convidado formalmente a participar da comitiva, Bolsonaro disse que a viagem dele foi "amplamente divulgada pela mídia". 

"Acho que faltou iniciativa da parte dele também. Aqui ninguém tá proibido de comparecer neste local, neste momento. Foi amplamente divulgado para a mídia a nossa presença aqui. Isso aconteceu no sábado e domingo. Se o governador estava fazendo outra coisa, não sei. Talvez ele ache melhor não estar presente aqui", afirmou.


Em meio à tragédia em Pernambuco, Bolsonaro subiu o tom de voz ao falar do governador Paulo Câmara / Reprodução/YouTube

Como ajudar?

Diversas entidades, coletivos e movimentos estão realizado campanhas de solidariedade. As iniciativas estão captando alimentos, com prioridade para refeições e alimentos prontos para consumo, roupas, agasalhos, colchões e itens de higiene, além de doações em dinheiro.

O Brasil de Fato Pernambuco fez um levantamento de alguns desses locais. Clique aqui para saber mais.


Campanha Mãos Solidárias está distribuindo marmitas para os moradores das comunidades mais atingidas no Recife / Mãos Solidárias

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho