Na manhã de quinta

Petroleiros convocam ato contra a privatização da Petrobras no Rio de Janeiro

FNP e FUP farão protesto conjunto na quinta-feira (2) em frente a sede da estatal, no Rio

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Petroleiros em manifestação contra a venda da Petrobras - Foto: Eduardo Miranda

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) vão realizar um ato conjunto na próxima quinta-feira (2) contra a ideia do governo de privatizar da Petrobras. O protesto ocorrerá em frente à sede da Petrobras, Rio de Janeiro, às 11h.

Ele foi marcado depois que o Ministério das Minas e Energia oficializou o pedido para que o Ministério da Economia estude a privatização da maior empresa do país. Em entrevista à Record News, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pressionou o governo pela aprovação de um projeto de lei que permite a venda do controle da estatal.

No ano passado, petroleiros já haviam aprovado a realização de uma greve caso o governo avançasse com propostas para desestatizar a Petrobras. Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, prometeu a maior paralisação da história da categoria em caso de privatização.

Além do ato contra a venda da Petrobras, os petroleiros entregarão à empresa na quinta uma pauta reivindicatória conjunta da categoria. A pauta serve para negociação de um novo acordo coletivo entre a empresa e seus funcionários.

Edição: Rodrigo Durão Coelho