IMUNIZAÇÃO

Rio Grande do Sul amplia vacinação contra a gripe para o público em geral

Secretaria da Saúde liberou vacina para pessoas com mais de 6 meses de idade por baixa procura dos grupos prioritários

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B - Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Diante da baixa procura da vacina contra a gripe pelos grupos prioritários, os municípios do Rio Grande do Sul abriram a imunização para a população em geral. A partir desta segunda-feira (6), todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem procurar as unidades de saúde de suas cidades para tomar a vacina. O imunizante oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B.

A campanha nacional foi iniciada em abril para os grupos prioritários. O estado recebeu 5,1 milhões de doses, porém, só houve aplicação de cerca de 1,9 milhão, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores) é ainda inferior a 50% – a meta era 90%.

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde (DVS), órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Benjamin Roitman, destaca que a vacina da gripe pode ser aplicada de forma concomitante com outros imunizantes na maioria das pessoas. Ou seja, as vacinas contra a gripe e a covid-19 podem ser feitas no mesmo dia.

Apenas as crianças em idade para receber a vacina covid-19 (entre 5 e 11 anos) devem respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses das duas vacinas. Quem teve covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de covid-19 para receber o imunizante da gripe.

Cidades anunciam vacinação

Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde estarão com a vacina disponível (confira os locais neste link). Além disso, uma unidade móvel estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a proteção contra a gripe para a população antes da chegada do inverno.

No município de Pelotas, são mais de 40 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade. Algumas unidades atendem de segunda a sexta-feira (confira os locais e horários neste link). Há também atendimentos aos sábados na Casa da Vacina (rua General Neto, 1.707 - das 10h às 15h) e no Trailer da Vacina na Fenadoce (av. Pinheiro Machado, 3.390).

Em Canoas, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até as 16h45. Neste link a prefeitura informa os endereços das unidades de saúde.

Novo Hamburgo também informa que todas as unidades de saúde estão aplicando a vacina contra a gripe. Os horários variam conforme o funcionamento das unidades (confira os locais e horários neste link).

A prefeitura de Caxias do Sul informa que as unidades de saúde Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê estarão aplicando as vacinas contra a gripe entre 8h às 19h. As demais unidades do município atendem entre 8h e 16h.

Procure a prefeitura de seu município para confirmar os locais e horários da aplicação da vacina contra a gripe.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira