"Luta desleal"

Racismo no futebol: Edenilson, do Inter, muda o nome para "Macaco" no Instagram em protesto

Laudo aponta que não foi possível apurar o que disse jogador do Corinthians em episódio de denúncia de injúria racial

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Após laudo inconclusivo do IGP-RS, Edenilson postou foto com uma cruz sobre a própria boca - Reprodução/Instagram

O volante Edenilson, jogador do Internacional de Porto Alegre, mudou o próprio nome na rede social Instagram para "Macaco Edenilson Andrade dos Santos" nesta quarta-feira (8). O protesto aconteceu depois que o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) divulgou laudo afirmando que não é possível identificar fala racista de Rafael Ramos, jogador do Corinthians, em confronto entre as equipes gaúcha e paulista pelo Campeonato Brasileiro no último dia 14 de maio.

:: Leia mais: Ao culpar atleta vítima de racismo, Brusque FC repete postura comum no futebol; relembre ::

Na ocasião, os dois jogadores trocaram empurrões durante o segundo tempo da partida. O volante do Inter ficou visivelmente incomodado e partiu para cima do jogador corintiano, que é português, e disse que o adversário o havia chamado de "macaco". A arbitragem ouviu os dois envolvidos, bem como outros jogadores, mas não interveio. 

Após a partida, um delegado ouviu os dois jogadores ainda no estádio. Ramos chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado após pagar fiança de R$ 10 mil. Foi aberto inquérito policial, e os vídeos do caso foram enviados ao IGP-RS para emissão de laudo para ser incorporado às investigações. 

:: Leia mais: Aranha e o preço de denunciar o racismo no futebol: “Paguei com a minha carreira”::

O laudo, entregue nesta quarta-feira (8), afirma que quatro vídeos foram recebidos pelo instituto para análise, mas apenas um foi utilizado, por ter melhor qualidade técnica. Segundo o documento, mesmo com a leitura labial realizada não é possível afirmar com certeza o que foi dito pelo jogador português.


Jogador incluiu a palavra "Macaco" junto ao próprio nome no Instagram / Reprodução/Instagram

Revoltado com a decisão, Edenilson alterou o próprio nome na rede social, incluindo a palavra "Macaco". Além disso, no único post disponível na conta do jogador no momento, um "story" (publicação que é automaticamente apagada após 24 horas), postou uma foto fazendo o gesto do punho fechado na comemoração de um gol.

"Não iriam nos calar???? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta INCONCLUSIVA!!!!!", escreveu, em referência ao laudo divulgado pelo IGP.

O Internacional, clube de Edenilson, manifestou apoio ao jogador. Em postagem no Twitter, o clube disse que é preciso oferecer suporte a quem tem a coragem de enfrentar o racismo, e informou que segue acompanhando o caso. As investigações continuam.

Edição: Thalita Pires