Rio de Janeiro

PAPO NA LAJE

Educadoras de pré-Encceja social de Maricá (RJ) incentivam: "nunca é tarde para estudar"

Projeto de educação popular que atende jovens e adultos é tema do programa Papo na Laje desta quinta-feira (9)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Carol Souza e Jaqueline Muniz são educadoras do curso preparatório para o Encceja de Maricá (RJ) - Stefano Figalo/Papo na Laje

A nova temporada do programa Papo na Laje continua na favela Vila Parque da Cidade no episódio que vai ao ar nesta quinta-feira (9), às 18h, na TV Comunitária do Rio de Janeiro e no YouTube. Desta vez, a apresentadora Dani Câmara recebe as educadoras Carol Souza e Jaqueline Muniz que atuam no Pré-Encceja Paulo Freire em Maricá, na região metropolitana do Rio.

O curso preparatório para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) atende gratuitamente a população do município desde 2018. Carol Souza, que é coordenadora geral do projeto, conta que as primeiras aulas aconteceram nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida nos bairros Inoã e Itaipuaçu.

Leia mais: Com segunda temporada prevista para junho, Papo na Laje vai explorar novas linguagens

No bate-papo, as duas falaram sobre o papel da educação popular de incentivar os alunos independente da idade. "Tivemos casos de pessoas que passaram até 50 anos fora da sala de aula e foram aprovadas, conseguiram seus certificados, muitas estão na universidade. Eles se abrem com a gente, falam de tudo que vem enfrentando pra estar ali nas aulas de noite. Nunca é tarde para voltar a estudar e realizar sonhos", afirma Carol Souza.

A professora Jaqueline Muniz conta que a certificação de Ensino Fundamental ou Médio abre um leque de possibilidades que pode transformar a vida das pessoas depois de uma vida inteira. A exemplo do próprio pai que parou de estudar aos 10 anos, participou do Pré-Encceja Paulo Freire e hoje faz faculdade de Psicologia.

"Hoje o projeto cresceu, tem total aderência da população, mas foi um caminho a base de muita luta como é o contexto da própria educação no Brasil. A gente enquanto projeto popular entende que não é só o contexto educacional. Existe o contexto social e familiar onde as pessoas estão inseridas", disse a professora.

As provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto deste ano. O exame é composto por quatro provas objetivas de múltipla escolha, totalizando 120 questões, além da redação.

O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, todas as quintas, às 18h e no canal do YouTube do programa. A partir desta temporada também será possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, às quintas, às 20h. 

Assista no YouTube:

 

Edição: Clívia Mesquita