comida de verdade

Programa Bem Viver destaca solidariedade popular para alimentar pessoas em situação de fome

A edição desta quinta (8) também discute política armamentista e relembra a trajetória da escritora Ana Cristina Cesar

Ouça o áudio:

Mais de 33 milhões de pessoas encontram-se em situação de fome no Brasil, segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - Brenda Balieiro/ MST

Enquanto a fome avança no Brasil, com mais de 33 milhões de pessoas nessa situação, conforme levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, as ações protagonizadas por movimentos populares levam alimento a quem não tem o que comer. 

Na edição desta quinta-feira (9), o programa Bem Viver destaca a doação de uma tonelada de comida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A produção de milho, batata doce, arroz, entre outros itens, teve como destino a Casa de Oração do Povo da Rua, que tem como liderança o padre Júlio Lancelotti. A organização integra a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. 

Política armamentista 

Outro assunto em debate nesta edição são as consequências das políticas de incentivo ao armamento no Brasil. 

Um levantamento do Instituto Sou da Paz, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, mostra que no território capixaba 30% dos armamentos usados em crimes e apreendidos entre 2018 e 2019 vieram do mercado legal. 

Uma justificativa recorrente para a aquisição dos itens é a utilização para defesa pessoal. Em entrevista ao Bem Viver, a gerente de projetos do Sou da Paz, Natália Pollachi, alerta que esse é um discurso perigoso e que não reflete na diminuição da violência. 

“De fato há esse discurso, nós vemos na boca de muitas figuras públicas e do próprio presidente da república, esse incentivo para que as pessoas busquem isso como solução para a segurança pública”, afirma Pollachi.

Poesia marginal

O programa desta quinta também relembra a trajetória da escritora Ana Cristina Cesar. A poeta é considerada um dos principais nomes do movimento conhecido como Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo. 

Leia também: Da solidão à leitura coletiva: Clubes de leituras ampliam a discussão da literatura

Neste mês de junho, se estivesse viva, a artista, que faleceu em 1982, completaria 70 anos. Em 2022, também se completam 40 anos do lançamento do livro “A Teus Pés”, a última publicação em vida da autora. 


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize 
 

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques