Formação

Curso online “Jornalismo indígena para jornalistas não-indígenas” recebe inscrições até dia 17

Formação é oferecida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS; atividades serão nos dias 20 e 21

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A formação visa facilitar uma atualização da prática de jornalistas de redações e no currículo de graduandos em jornalismo para a cobertura das pautas dos povos indígenas - Reprodução

Estão abertas até o próximo dia 17 de junho as inscrições para o curso virtual "Jornalismo indígena para jornalistas não-indígenas", oferecido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS). As atividades acontecerão nos dias 20 e 21, das 19h às 21h, no canal do Youtube da EcoAgência.

O curso é coordenado pelas jornalistas Débora Gallas e Eliege Fante, associadas do NEJ. Quem deseja receber certificado, pode se inscrever por este link. As discussões vão ser aproveitadas na elaboração de um mini manual para jornalistas sobre a cobertura da pauta indígena.

A formação vai oferecer escuta e interação com Francy BaniwaYago KaingangRaquel Paris e Tarisson Nawa. Segundo as organizadoras, o curso visa facilitar uma atualização da prática de profissionais que já atuam na área de jornalismo e no currículo de graduandos na área.

"O contexto é de reprodução pela imprensa tradicional de estereótipos e preconceitos, de restrição das pautas às denúncias referentes ao desmonte legal ou à violência, em vez de estender a cobertura aos demais acontecimentos, seja na terra indígena, na retomada ou no espaço onde se encontrarem os povos originários ou indígenas", salientam as organizadoras.

Além disso, destacam que a escuta das fontes indígenas nas notícias não é tão frequente como a de autoridades e técnicos dos órgãos ambientais, de indigenistas, de pesquisadores, entre outras fontes relacionadas aos temas dos povos originários. 


O curso é coordenado pelas jornalistas Débora Gallas e Eliege Fante, associadas do NEJ-RS / Divulgação

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko