PANDEMIA EM NÚMEROS

Média diária de mortes por covid-19 no RS é a maior desde março; novos casos estão em queda

Semana tem média de 21 mortes por dia e 29,1 mil casos confirmados; internações em UTIs e leitos clínicos não sobem

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS marca 73,7% nesta sexta-feira - ©Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Rio Grande do sul fechou a semana com média de 21 mortes por covid-19 confirmadas por dia, o maior índice desde a terceira semana de março. Por outro lado, novos casos estão em queda pela segunda semana consecutiva, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (10).

Os dados foram publicados após seis dias sem atualizações por conta de manutenção do sistema do Ministério da Saúde. Nos últimos sete dias, foram confirmadas 144 mortes no estado, enquanto na última e penúltima foram registradas 76 e 63, respectivamente.

Somente na quarta-feira (8), a SES confirmou 81 mortes, explicando que 48 delas ocorreram no mês de junho, 32 em maio e uma é de dezembro de 2021. Desde o início da pandemia, a covid-19 já vitimou 39.708 pessoas no Rio Grande do Sul.

Apesar da alta nas mortes confirmadas, o número de casos registrados da doença segue em queda pela segunda semana consecutiva. Foram 29.417 registros de contaminações em 7 dias. Na última semana foram 32,4 mil novos casos em todo o estado, ante 35,1 mil na penúltima.

Internações estáveis

O número de pessoas internadas em UTIs com diagnóstico positivo para covid-19 no Rio Grande do Sul marca 163, após chegar a 177 no último domingo (5). Os leitos clínicos em todo o estado também demonstram estabilidade nos últimos sete dias.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira e Felipe Mendes