OUÇA

O que aconteceu com Ministério da Cultura? programa Bem Viver aborda desmonte do setor

Ouça entrevista com o cientista político Rafael Moreira, autor de livro sobre a trajetória trágica da pasta de ultura

Ouça o áudio:

Ministério da Cultura perdeu este status, oficialmente, em 2019, com eleição de Jair Bolsonaro (PL)
Ministério da Cultura perdeu este status, oficialmente, em 2019, com eleição de Jair Bolsonaro (PL) - Camilla Hoshino
Programa entrevistou autor do livro "O Fim do Ministério da Cultura"

A edição desta quarta-feira (15) do Bem Viver traça o desmonte que a área da Cultura sofreu desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016. Desde então, o Ministério foi rebaixado para secretaria e, hoje, está vinculado ao setor do Turismo. 

Essa linha do tempo é retratada no livro "O Fim do Ministério da Cultura: Reflexões Sobre as Políticas Culturais na Era Pós-MinC", do cientista político Rafael Moreira, escrito em parceria com o jornalista Lincoln Spada.

:: Feira Nordestina de Agricultura Familiar começa nesta 4ª reunindo comércio, formação e cultura :: 

Em entrevista ao Bem Viver, Moreira relatou que "a partir do momento que você rebaixa um Ministério a uma pasta você sinaliza para toda a população que aquela área não é mais uma prioridade para o país", explicou o pesquisador.

Rafael Moreira relembrou como o Ministério já foi prestigiado internacionalmente, principalmente quando teve como representante o artista Gilberto Gil.

Desaparecidos

O programa atualizou sobre o caso do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, que seguem desaparecidos. Na noite de terça-feira (14), a Polícia Federal (PF) comunicou que mais um suspeito foi preso. É Oseney da Costa Oliveira, conhecido como dos Santos, irmão de Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, que foi preso preventivamente ainda na quinta-feira (9). 

:: Indigenista desaparecido deixou Funai para defender o Vale do Javari: "Luta como um indígena" ::

Também na terça, foi comunicado que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) incluiu em uma denúncia já feita contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Tribunal Penal Internacional, uma manifestação a respeito do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips. A entidade acusa o governo de omissão na busca dos desaparecidos. 

Olha a pamonha!

E no final do programa, o Bem Viver faz mais um convite para entrar no clima de São João. No Alimento é Saúde você conhece mais da origem da pamonha e a importância que o alimento tem em diversas cidades pelo país.

:: Elisa Lucinda lança 19º livro e se prepara para "reconstruir o país da sua hora mais dura" :: 

A reportagem do Brasil de Fato focou em uma região para estudar esta história: Pato de Minas (MG). O município tornou o alimento patrimônio cultural em 2019. Na cidade com 150 mil habitantes, a tradição da pamonha é forte tanto no campo, quanto na cidade, tendo um papel tanto alimentar, mas também de socialização entre as famílias da região mineira.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber