Nova estação

Inverno começa com previsão de pouca chuva e tempo seco no Rio de Janeiro

O volume das chuvas previstas para o inverno não está fora do habitual e haverá semanas com frentes frias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em setembro deve ser mais seco e mais quente do que o normal para o período, com uma onda de calor na segunda quinzena do mês - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O inverno começa nesta terça-feira (21) e no Rio de Janeiro sem previsão de chuva. De acordo com o Sistema Alerta Rio, do Centro de Operações Rio (COR), o tempo seco, característica da estação, vai prevalecer pelos próximos meses. 

Continua após publicidade

O volume das chuvas previstas para o inverno não está fora do habitual e haverá semanas com frentes frias. Massas de ar frio, vindas do sul do continente, provocarão queda acentuada da temperatura em algumas regiões do país, incluindo o estado do Rio.

Leia também: Bem Viver: chegada do inverno pede mais cuidados para evitar doenças respiratórias

Em julho, o litoral norte do Rio de Janeiro deve ter um pouco mais de chuva do que a média. Já em setembro deve ser mais seco e mais quente do que o normal para o período, com uma onda de calor na segunda quinzena do mês.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre os riscos de queimadas e incêndios florestais por causa dos baixos índices de umidade relativa do ar. Assim como mais casos de doenças respiratórias, o que aumenta a importância de manter a hidratação do corpo em dia bebendo água.

Outra observação é que o fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade. Segundo o Climatempo, ele impacta não só na redução do volume e da frequência de chuva na região Sul mas também no aumento da chuva no extremo Norte do país, afetando o nível dos rios da Bacia Amazônica e intensificando a frequência de passagens de frentes frias pelo Centro Sul.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse