Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MEMÓRIA

Museu Casa de Quinca Moreira revela o processo de ocupação do sertão do Ceará

Com uma exposição permanente de mais de 6.000 itens, museu já foi premiado pelo Iphan

22.jun.2022 às 10h10
Imperatriz (MA)
Mariana Castro

Quinca Moreira era um antigo fazendeiro da região que doava terra para trabalhadores, que aos poucos constituíram a hoje - Divulgação/Acervo Museu Casa de Quinca Moreira

O filtro de barro, o ‘radinho’ de pilha, a pintura da família e a figura do santo são objetos carregados de vínculos familiares e histórias sertanejas. Foi com a curiosidade por trás de cada objeto que Roberto Moreira Chaves reuniu as lembranças da família e transformou a sede da antiga fazenda do seu avô Quinca Moreira em museu, na Comunidade de Salgado dos Moreiras, município de São Gonçalo do Amarante, no sertão do Ceará.

A partir de uma coleção de fotografias lançada em 2004 com base em histórias contadas pelas avós, o Museu Quinca Moreira foi inaugurado em 2020. Atualmente já recebe objetos de diversas famílias e expressa o processo de ocupação da região, a riqueza e cultura sertaneja.

Leia também: MST cria agroindústria e dá poder para assentados da reforma agrária no sertão do Ceará

“A partir das narrativas delas sobre as histórias da família, eu fui aos poucos criando um álbum de fotografias. É interessante perceber que o álbum de fotografias lincava não só a família, mas histórias da região. Não existiam imagens de algumas pessoas, então comecei a associar objetos e documentos a essas pessoas”, explica o idealizador e diretor do museu, Roberto Moreira Chaves, que acredita que esses objetos contam a história da região. “Esse acervo foi crescendo e eu pude perceber que ele ia para além da história das famílias Moreira Barroso, de São Gonçalo do Amarante e a família Chaves Nunes, de São Luís do Curu. Ele tratava do processo de ocupação da região”, afirma.
  
Quinca Moreira era um antigo fazendeiro da região que doava terra para trabalhadores, que aos poucos constituíram a hoje chamada Comunidade de Salgado dos Moreiras. A Casa de Quinca, que era de taipa de mão, foi restaurada pela comunidade e hoje o museu envolve as famílias nos processos que vão desde a coleta de materiais até a recepção de estudantes e pesquisadores.

“O Museu é um museu-casa, então ele traz esses aspectos da casa. E aí você trabalhar toda a visita, a mediação da visita com o público é interessante porque traz todos os aspectos do sertão”, aponta o diretor. Com uma exposição permanente de mais de 6.000 itens, o Museu Casa de Quinca Moreira já foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o Iphan.
 
Além das exposições, promove também oficinas, debates e outras atividades para a promoção da cidadania envolvendo desde idosos até crianças. “Um museu em uma comunidade rural acaba mudando a realidade da vida dessas pessoas. Hoje a gente conta com visitas não só da região, mas grupos de universitários, de escolas profissionalizantes de todo o estado do Ceará”, destaca o diretor, que conclui “A gente percebe que a comunidade tem outro olhar pelo patrimônio, pela preservação, a valorização dos mestres da cultura local que desenvolve algum saber”.   

Hoje a comunidade de Salgado Moreira e seu entorno tem a história contada em fotografias e objetos, em um processo coletivo e de ajuda mútua que contribui com a preservação do patrimônio histórico do estado do Ceará. Para visitar, basta agendar pelo Instagram ou pelo email [email protected].

 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Museu Casa De Quinca Moreira (@museucasadequincamoreira)

 

Editado por: Elen Carvalho
Tags: maranhãomuseupernambucosertão
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

USO INDEVIDO

Deputados acusam Eduardo Leite de autopromoção com dinheiro público

CONSTRUÇÃO COLETIVA

4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reúne mais de 600 pessoas em Porto Alegre

Greve na educação DF

Greve dos professores no DF evidencia descumprimento do Plano de Educação, revela debate na Câmara distrital

CINEMA

Cine Passeio exibe filme sobre Palestina neste sábado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.