chamada geral

Vacina da gripe está liberada para todos os públicos em diversas cidades do país

Somente cerca de 52% dos pertencentes aos grupos prioritários foram se imunizar nos postos de saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A medida visa aumentar a cobertura vacinal da população, sobretudo com a chegada do inverno e das temperaturas frias - Tânia Rêgo / Agência Brasil

Cidades de todo o país já liberaram a aplicação da vacina contra a gripe para toda a população maior de 6 meses de idade. O Ministério da Saúde declarou que a partir do próximo sábado (25) as doses estarão sendo distribuídas para todos os públicos em todos os municípios brasileiros. A disponibilidade nos postos depende da política de cada município.

O anúncio previa que a partir do dia 25 de junho estados e municípios que ainda possuíssem doses disponíveis da vacina da gripe poderiam ampliar o público que recebe as imunizações. Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, somente cerca de 52% das pessoas dos grupos prioritários aderiram à vacinação. 

No entanto, a baixa procura fez com que diversas cidades liberassem as doses disponíveis para todos os públicos. A medida visa aumentar a cobertura vacinal da população, medida importante para diminuir a incidência de doenças respiratórias graves, que costumam aumentar com a chegada do inverno e das temperaturas frias. 

:: Casos de síndrome respiratória grave crescem e ano tem 22 mil mortes de criança :: 

No estado de São Paulo, por exemplo, além da capital paulista, cidades como Campinas, Presidente Prudente e a Baixada Santista começaram a distribuir as doses contra a influenza a partir desta quarta-feira (22). 

Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba liberaram a vacinação para a gripe para todos os públicos no início do mês. Para saber se sua cidade também antecipou a aplicação para todos os públicos, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município.

Para se imunizar contra a gripe é necessário ir até um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde apresentando um documento oficial com foto, a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

 

Edição: Thalita Pires