Papo na Laje

Arte favelada: artistas narram as dificuldades para viver de teatro na Maré (RJ); assista

Programa Papo na Laje desta quinta (23) debate com artistas de companhias de teatro do conjunto de favelas da zona Norte

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os atores Ramires Rodrigues e Geandra Nobre, do conjunto de favelas da Maré (RJ), são os convidados do episódio - Stefano Figalo/Papo na Laje

No programa Papo na Laje desta quinta-feira (23), artistas de companhias de teatro do conjunto de favelas da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, questionam sobre os investimentos em cultura nas favelas e periferias, além do estado de conservação dos equipamentos culturais disponíveis nesses territórios.

Para a atriz Geandra Nobre, cria do Morro do Timbau, as políticas públicas voltadas para a cultura no estado do Rio precisam atender a diversidade de artistas da Maré. Ela é uma das fundadoras da Cia Marginal, que completa 16 anos levando a memória, identidade e pertencimento da favela para os palcos. 

Leia mais: Educadoras de pré-Encceja social de Maricá (RJ) incentivam: "nunca é tarde para estudar"

"Fica a reflexão de onde se investe o dinheiro da Cultura, onde se distribui. Na Maré temos uma infinidade de artistas, músicos, cantores, produtores, editores de vídeo. Não é essa galera que vemos nos espaços, que ganha os editais e consegue produzir de forma tranquila. Falo dos grupos periféricos, de favela, da zona Oeste. A Maré tem 140 mil moradores, e não temos um espaço de teatro. Temos uma lona cultural, que é um espaço público mas está largado. Do que adianta ter esse espaço totalmente precarizado?", questiona Geandra.

Também foi na Maré que o jovem Ramires Rodrigues, de 25 anos, encontrou seu lugar no teatro. Ele, que é da periferia de São Paulo, logo se identificou com o projeto Entre Lugares no Museu da Maré. 

“Quando a gente faz um espetáculo, a pessoa assiste, se emociona, se identifica. Não tem nada mais verdadeiro do que aquela relação entre ator e público. Acho que a verdade que a gente escolhe falar, da nossa vivência, dos nossos anseios, é muito poderosa de estar no teatro", disse no episódio que vai ao ar nesta quinta (23), às 18h.

Já na Companhia Cria do Beco, em cartaz com a peça “Nem todo filho vinga", Ramires contou como a experiência com o teatro favelado foi importante na vida pessoal. "Fazer teatro na Maré me faz voltar os olhos para onde eu vim. Fiz as pazes com as minhas raízes porque ainda tinha a visão de sair da favela para fazer teatro. Pra mim, o teatro era algo idealizado e muito distante. Ter a oportunidade de ter sido abraçado pelo teatro da Maré me permitiu realizar um sonho", afirmou.

O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude e da classe trabalhadora.  

A produção é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, todas as quintas, às 18h e no canal do YouTube do programa. Também é possível assistir em toda a grande São Paulo no canal digital aberto da TVT, às quintas, às 20h. 

Assista:

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse