Aborto Legal

Ato pelo direito ao aborto de menina de 11 anos acontece nesta quinta (23) em Brasília

Manifestação está marcada para 17h30 na Praça dos Três Poderes, em frente ao Superior Tribunal Federal (STF)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Além do DF, atos também devem acontecer em outras cidades do país - Foto: Vanessa Tutti

Organizações de mulheres do Distrito Federal realizam nesta quinta-feira (23), um ato em protesto contra o caso da menina de 11 anos em Santa Catarina, que teve o direito ao aborto legal, gravidez decorrente de estupro, negado pela justiça.

A manifestação acontece às 17h30 na Praça dos Três Poderes, em frente ao Superior Tribunal Federal (STF), em Brasília.

EntendaSaiba em quais casos o aborto é um direito garantido no Brasil

Os atos são em repúdio a conduta da juíza Joana Ribeiro Zimmer contra uma criança de 11 anos, que busca o acesso ao direito à interrupção da gravidez resultante de estupro. O caso veio à público após uma reportagem do Portal Catarinas e The Intercept Brasil.

“O que mais assusta nesse caso, é a violência institucional, porque quando é uma juíza, quando é uma representante máxima do Judiciário que impede que uma criança acesse um direito básico médico, que é garantido por Lei, que chantageia, agride essa família é de uma indignação que a sociedade inteira precisa se manifestar”, destaca a secretária de Mulheres da CUT-DF, Thaisa Magalhães.

:: A juíza errou: o que diz a lei brasileira sobre aborto, estupro e proteção de crianças ::

Entenda

Por meio de fonte anônima, a equipe de reportagem do Intercept Brasil e do Portal Catarinas teve acesso a um vídeo da audiência em que a menina foi ouvida. 

Nas gravações é possível ouvir a juíza fazer à menina perguntas como "você suportaria ficar mais um pouquinho?" ou "você acha que o pai do bebê concordaria pra entrega para adoção?". O "pai", no caso, é o homem que a estuprou.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino