24 de junho

Dia de São João é Feriado? Confira o que funciona nesta sexta-feira

Data não é feriado nacional, mas em alguns estados e municípios o dia é de folga

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Dia de São João é feriado em diversas cidades nordestinas - Ministério do Turismo

Após dois anos de isolamento social por causa da pandemia, as tradicionais festas juninas estão de volta. No dia 24 de junho é celebrado o dia de São João. A data não é feriado nacional, mas em diversas partes do país, especialmente na região Nordeste, o dia é de folga.

Em Pernambuco, por exemplo, a decisão sobre decretar os feriados fica a cargo das prefeituras de cada cidade. Em Recife é feriado, assim como em diversas cidades da região metropolitana. Em Caruaru, local de um dos mais tradicionais festejos de São João do país, também.

Por falar em festa tradicional, a cidade de Campina Grande, que concorre com Caruaru pelo título de maior (e melhor) festa de São João do Brasil, também tem feriado no dia 24 de junho, assim como a capital paraibana, João Pessoa.

Na Bahia, o dia de São João também é de folga. Já nos estados de Sergipe e Alagoas, o 24 de junho é de ponto facultativo, ou seja, cabe a cada empresa decidir se vai haver expediente ou não na data.

Em outros estados nordestinos, a festa mais tradicional homenageia outro santo junino: São Pedro, em 29 de junho (quarta-feira). Em São Luís (Maranhão), por exemplo, é feriado na data. Já no Rio Grande do Norte, é ponto facultativo.

Nas cidades e estados onde os feriados foram decretados, serviços públicos e bancos não abrirão nesta sexta. Moradores e turistas devem ficar atentos e buscar informações na própria localidade sobre o funcionamento de serviços de transporte ou de saúde, por exemplo. A recomendação vale também para os locais onde foi decretado ponto facultativo.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho