Ouça e assista

Central do Brasil: Comitês Populares são inaugurados em favelas de MG e RJ

Programa também traz a sétima edição do Salão do Livro Político e dica cultural

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Aline Oliveira
Nossos comitês populares estão cada vez mais representativos

Finalizando a semana, o programa Central do Brasil desta sexta-feira (24), traz no quadro Trilhos do Brasil as experiências de dois Comitês Populares de Luta. Em Belo Horizonte, no Morro das Pedras, o Coletivo Alvorada e a Frente Brasil Popular lançam neste dia 25 de junho o Comitê Popular das Favelas. A região Oeste de Belo Horizonte é considerada uma das mais violentas da cidade, mas também possui grande diversidade cultural e de resistência negra da capital mineira. Alexandre Braga da UNEGRO fala sobre a expectativa para essa construção.

"Queremos discutir com a população local, a situação que o país vive, de desemprego e violência, principalmente com as mulheres negras, jovens negros", expõe.

Já no Rio de Janeiro, a articulação dos Comitês Populares de Favelas do estado, reúne ao todo 40 representantes de favelas da cidade do Rio e Baixada Fluminense. O grupo tem criado atividades constantes em todo o estado. Breno Rodrigues, integrante da coordenação Nacional da Frente Brasil Popular, comenta como têm sido essa articulação.

"Aqui no Rio a gente tem feito algumas atividades. Gostaria de destacar uma plenária dos comitês populares, bem representativa, com cerca de 350 pessoas de 52 comitês populares de todo o Rio de Janeiro, discutimos a centralização desses comitês e o quanto eles precisam ser voltados para fora ", conta.

E mais!

Você acompanha no Entrevista Central como foi a sétima edição do Salão do Livro Político, que retornou ao formato presencial na última segunda-feira (20) e seguiu até ontem (23). Um dos organizadores do evento, Alexandre Garcia, participa da conversa e expõe a importância do encontro para a conjuntura brasileira.

Fechando o programa, a Parada Cultural traz a indicação de um um aplicativo que reedita e sonoriza documentários antigos. O IN-PLAZA foi criado pelo arquiteto e artista Nivaldo Godoy Jr. e pelo diretor de curta metragens Marcio Miranda Perez. Juntos, eles resgataram e transformaram em peças audiovisuais antigos fragmentos de documentários, peças publicitárias e registros do desenvolvimento urbano de São Paulo.

Sintonize!

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Raquel Setz