Acesso?

Bolsonaro sensitivo: presidente é criticado nas redes após falar a Ribeiro de busca e apreensão

Capitão reformado teria dito que estava com um "pressentimento" de PF poderia fazer ação contra o ex-ministro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
'Sensitividade' de Jair Bolsonaro vira meme nas redes sociais - Memecrata/Twitter/Reprodução

Um áudio de uma conversa telefônica supostamente entre o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e a filha dele foi vazado e circulou em veículos de imprensa e nas redes sociais nesta sexta-feira (24). Nele, Ribeiro afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) telefonou para ele e afirmou que existia a possibilidade de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na casa do ex-ministro.

Ribeiro diz para a filha que "isso pode acontecer, se houver indícios" e que Bolsonaro estava com um pressentimento de que queriam atingi-lo por meio do ex-ministro. No final, a filha alerta que ligou para o pai no "celular normal". O ex-ministro, então, desconversa e encerra a ligação. 

A ligação teria ocorrido dias antes de Ribeiro ser alvo de um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão da Polícia Federal, em 21 de junho, no âmbito da Operação Acesso Pago, que apura o suposto esquema de propina, por meio da intermediação entre pastores lobistas e prefeituras, para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Ministério da Educação. 

Nas redes sociais, com a divulgação da conversa entre Ribeiro e sua filha, Bolsonaro ganhou o apelido de "sensitivo", numa crítica ao presidente que teria informações privilegiadas sobre a operação da PF. 

Relembre o caso 

Em um áudio vazado pela imprensa em 21 de março deste ano, Ribeiro afirma que priorizava destinar recursos do FNDE para as prefeituras cujas solicitações foram negociadas pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).  

"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar. (...) Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", diz o ministro em áudio.   

De acordo com a PF, os líderes religiosos eram recebidos no Ministério com "honrarias e destaque na atuação pública". Na mesma linha, em seu depoimento à PF, em 31 de abril, Milton Ribeiro disse que Bolsonaro "realmente pediu para que o pastor Gilmar fosse recebido".

Milton Ribeiro foi solto nesta quinta-feira (23), depois que o juiz federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), revogou a prisão preventiva do ex-ministro e de Gilmar Santos e Arilton Moura. 

Edição: Thalita Pires