estudante corre aqui

Começam hoje as inscrições para o Sisu do segundo semestre

Esta edição do Sisu irá ofertar 65.932 novas vagas em 2 mil cursos de graduação localizados em 73 instituições públicas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para se inscrever é necessário correr porque o prazo termina às 23:59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 1º de julho - Agência Brasil

Se iniciam nesta terça-feira (28) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2022/2. Esta edição visa a realização de matrículas em instituições públicas de ensino de todo o Brasil a partir do segundo semestre deste ano.

É necessário que o estudante tenha realizado a prova de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido nota superior a zero na redação. Além disso, o estudante que tem interesse em ingressar em universidades públicas de todo o país, sejam elas federais, estaduais ou municipais, deve ter concluído o ensino médio, ou seja, não pode ter feito o Enem 2021 como treineiro. 

Para se inscrever é necessário acessar este link, mas corra, porque o prazo termina às 23:59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 1º de julho. 

É importante também que o estudante esteja atento aos demais prazos do cronograma de inscrição e à documentação necessária para a matrícula. Entre os documentos exigidos estão um documento original com foto, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar. A lista completa você encontra neste link divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Para aqueles estudantes que irão concorrer pelo regime de cotas, é necessária a comprovação da renda familiar e de que realizou o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino.

Se você quer saber quais são as oportunidades oferecidas, o MEC está disponibilizando a consulta de quantidade de vagas ofertadas por modalidade de concorrência em cada curso, turno e instituição de ensino até o dia 1º de julho, neste link.

Segundo informações do MEC, esta edição do Sisu irá ofertar 65.932 novas vagas em 2 mil cursos de graduação localizados em 73 instituições públicas de ensino superior.

Dentre as universidades com maior número de vagas disponibilizadas estão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual da Paraíba. 

Os Institutos Federais (IF) também entram na lista de instituições que ofertam as vagas. O edital do Sisu 2022/2 pode ser acessado aqui

 

Confira abaixo o cronograma do Sisu 2022/2

Consulta de vagas: 16 de junho a 1º de julho;

Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho;

Resultado da chamada única: 6 de julho;

Matrícula ou registro acadêmico: 13 a 18 de julho;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a 18 de julho

Edição: Nicolau Soares