tradição

São João, Bumba Meu Boi e Dança de Fita: acompanhe a volta das festas juninas no Radinho BdF

Após dois anos de pandemia, músicas, comidas e brincadeiras típicas voltam a divertir crianças das cinco regiões do país

Ouça o áudio:

Bandeirinhas coloridas celebram e comidas tradicionais marcam as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Bandeirinhas coloridas celebram e comidas tradicionais marcam as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. - EBC
Celebrações que deram origem a festas juninas homenageavam deuses da natureza

Bandeirinhas penduradas, pipoca, fogueira, música, vestidos coloridos e camisas xadrez. Está começando a arraial do Radinho BdF, que na edição de hoje (13) conversou com crianças de diferentes regiões do país para saber como foi a retomada das festas juninas após dois anos de pandemia. São elas que levam o ouvinte para curtir a festança e apresentam algumas das tradições mais famosas do Brasil.

Continua após publicidade

Vale reforçar que a retomada das festas juninas não significa que a pandemia tenha acabado. Ainda assim, muitos municípios realizaram a festa adotando protocolos de segurança. Mesmo assim, não há quem não se divirta nos arraiais, espalhados de norte a sul do Brasil.

As celebrações que deram origem a essas festas homenageavam deuses da natureza e da fertilidade. Acreditava-se que os festejos eram uma maneira de pedir a esses deuses fartura nas colheitas, que iniciavam nessa época do ano. A Igreja Católica também passou a associar a adoração de alguns santos populares a essa celebração: Santo Antônio, São Pedro e São João.


O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Continua após publicidade

Ponte para o Nordeste

Uma das maiores e mais tradicionais festas brasileiras é o São João do Caruaru, realizado desde o século XIX. Naquele tempo, a festa era feita em propriedades rurais com muita música e comidas a base de milho, como a canjica e a pamonha.

Desde 1994 a festa passou a ser realizada no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que tem mais de 44 mil metros e fica na cidade de Caruaru (PE). O local recebe milhares de pessoas todos os anos para celebrar o São João.

E esse ano a festa voltou com tudo e contou até com um grupo de Bumba Meu Boi, uma tradição forte no Nordeste brasileiro. As pessoas se fantasiam para sair pelas ruas e dançar junto com essa figura icônica que é o Boi.

Elas interpretam uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro: dizem que Catirina, uma mulher escravizada, estava grávida e ficou com desejo de comer língua de boi. Francisco, seu companheiro, também escravizado, foi ao pasto e arrancou a língua do boi mais charmoso. Mas ao ficar sabendo, o dono do animal mandou prender Francisco e pediu ajuda a um pajé para ressuscitar o animal. A reza deu certo e hoje é ele que dança e encanta nas festas.

Outra tradição dos festejos juninos é assistir o teatro de mamulengo, um personagem da cultura popular que também é conhecido em algumas regiões como João Redondo. Também vale dançar a tradicional Dança do Pau de Fita: de um mastro no centro da roda que saem as fitas coloridas. Cada dançarino segura a ponta de uma delas e dançam de modo a trançá-las, criando formas com as fitas.


Concursos de quadrilhas juninas também retornaram em 2022 / Fotos: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Casamento na roça

Algumas tradições juninas tiveram origem em celebrações de santos populares do catolicismo, em Portugal. Com o tempo as festas foram ganhando características de elementos da cultura popular. A quadrilha, um tipo de dança coletiva, é um deles. Ela remete ao caipira, uma pessoa que vive no campo e tem muito orgulho disso. O noivo a noiva também são personagens famosos nas quadrilhas.

Para conhecer mais sobre essas danças, o Radinho BdF foi até a Escola Municipal Olinto Magalhães, que fica na cidade de Fama (MG), para conferir de perto a apresentação das crianças. Para algumas, foi um momento de relembrar, mas para outros foi a primeira vez participando de uma festa junina.

Música e brincadeiras

Embalados pelas ondas do Radinho, os ouvintes mirins conferem dicas de como fazer seu próprio teatro de mamulengos e como preparar brincadeiras típicas de festa junina em casa, como a pescaria e a “Boca do Palhaço”.

Além disso, a criançada conhece a história pra lá de divertida de um “Casamento Matuto da Bicharada”, de Niélia Ribeiro, contada pela professora Alba Marília.

O destaque fica a cargo da Vitrolinha Bdf dessa edição, que viaja pelo país com músicas típicas e tradicionais dos festejos juninos. Na playlist estão sucessos como “Forró das Crianças” e “Mamulengos”, de Luiz Gonzaga.


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes