Monkeypox

Vírus da varíola dos macacos já está circulando no Distrito Federal

Doze casos já foram confirmados e outros 14 estão sendo investigados

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Transmissão comunitária ocorre quando o vírus circula entre os moradores do local - Reuters/Dado Ruvic

O vírus da varíola dos macacos (monkeypox) já está circulando entre os moradores do Distrito Federal independentemente se viajaram ou não ao exterior. Essa é a chamada transmissão comunitária, quando já não é mais possível rastrear a origem da infecção. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF por meio de investigação epidemiológica.

No fim da tarde desta segunda-feira (18) a pasta recebeu também a confirmação de mais dois casos, totalizando 12 pacientes infectados.

As confirmações foram feitas por um laboratório particular e as amostras encaminhadas para validação junto ao laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde.

Além desses dois casos, a pasta registrou mais um caso provável de monkeypox. Trata-se de um paciente identificado por ter tido contato com outros infectados, mas que não possui mais lesões que permitam confirmação laboratorial.

Dos 12 casos confirmados, cinco foram confirmados pelo laboratório de referência nacional; seis por laboratório privado; e um por meio de busca de contatos. Outros 14 casos suspeitos estão sob investigação.

Os casos confirmados são de moradores de Águas Claras, Ceilândia, Itapoã, Plano Piloto, Park Way, São Sebastião, Vicente Pires e Riacho Fundo II.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino