Eleições 2022

Escolha do PDT do Ceará por candidato preferido de Ciro Gomes gera repercussões nas redes

Izolda Cela, atual governadora era cotada para unificar PT e PDT nas eleições de outubro

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Roberto Cláudio (PDT) é ex-prefeito de Fortaleza e apadrinhado dos Ferreira Gomes - Divulgação

Numa disputa de 55 votos a 29, o candidato do PDT ao governo do Ceará será Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza. A derrota da proposta de candidatura à reeleição da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), gerou reações nas redes sociais de políticos locais.

A mudança ocorre na semana em que o nome de Ciro Gomes será confirmado como candidato à Presidência e garante palanque exclusivo ao pedetista. A candidatura à reeleição de Izolda era tida como decisão mais acertada para o ex-governador Camilo Santana (PT) e para boa parte da bancada do PDT.

Leia também: Sem vice, sem apoios e em baixa no Ceará, Ciro Gomes terá nome confirmado nesta quarta (20)

Roberto Cláudio declarou, ainda na sede do partido na última segunda (18), que todo o esforço será em tentar manter a aliança com o PT - mesmo após lideranças petistas apontarem reprovação ao nome dele para comandar a candidatura ao governo do estado do Ceará.


Izolda Cela, do PDT, atual governadora do Ceará foi preterida pelo diretório do partido e não poderá concorrer novamente / Divulgação

Nas redes sociais, a governadora Izolda Cela disse que seu partido decidiu que ela não terá direito a concorrer à reeleição.

Após a decisão do PDT, Camilo Santana avisou, em seu Twitter, que lamenta muito que a primeira mulher governadora do Ceará não possa concorrer à reeleição. “Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação”, apoiou.

Na rede social Instagram, a vereadora Larissa Gaspar (PT) mostrou solidariedade à Izolda e disse que a governadora teve a justa intenção de disputar a reeleição negada pelo partido.

“Izolda é uma professora à frente de uma gestão bem avaliada, com amplo apoio das forças partidárias, com comprovada experiência técnica, em especial na educação, e reconhecida sensibilidade política para conduzir com unidade e serenidade um arco de alianças capaz de ganhar a eleição”, avalia, na publicação, na qual marcou o ex-governador Camilo Santana e a conta do PT.

Adelita Monteiro, pré-candidata pelo PSOL, também se solidarizou com a governadora. Pelo Twitter, parabenizou Izolda por sua coragem e determinação. “Minha solidariedade no duro embate enfrentado por nós mulheres para conquistarmos espaços políticos, que são nossos por direito, competência e merecimento!”.

A decisão de não escolher Izolda Cela para ser o nome do Governo do Estado do PDT surpreendeu até a oposição. Em entrevista ao jornal O Povo, o deputado federal e pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), disse que causa estranheza a governadora ser preterida. “Mais um adversário foi definido. A gente respeita essa decisão, mas causa muita estranheza a atual governadora, no mandato, com vasto apoio de prefeitos e deputados, não ser o nome escolhido”.

Quem é Roberto Cláudio

Roberto Cláudio (PDT) é ex-prefeito de Fortaleza e apadrinhado dos Ferreira Gomes. Apesar de diferentes fatores terem concorrido para a vitória de Cláudio, o apoio de Ciro foi decisivo.

Os dois são aliados de longa data e foi com as bênçãos do clã que Roberto Cláudio se elegeu e se reelegeu prefeito da capital cearense no passado. Com isso, a escolha do ex-gestor representaria a opção por uma chapa puro-sangue de parte da família Ferreira Gomes. Agora enfraquecido sob diferentes análises, Ciro defendeu o nome do pedetista como candidato do partido também para tentar fortalecer localmente a bandeira da proclamada “terceira via”.

Os próximos passos, no entanto, vão definir o delineamento do jogo no Ceará. Enquanto o PT sinaliza para um rompimento com o PDT e discute internamente a possibilidade de lançar ou não um candidato próprio, Ciro insiste na tentativa de costurar apoios para si. Mas os movimentos do candidato ainda patinam diante da realidade estatística que o jogo político segue apresentando para a chapa nacional do PDT.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia