Debate Virtual

João Pedro Stedile debate questão agrária e projeto popular para o Brasil em evento online

Atividade nesta sexta-feira (22), às 14h, faz parte da 9ªJornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Unipampa

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Jornada é organizada desde 2014 e já envolveu mais de 70 instituições de ensino superior, grupos, núcleos e laboratórios de estudo e pesquisa e programas de pós-graduação - Bárbara Zem

A 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022), realizada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), terá nesta sexta-feira (22) uma conversa com João Pedro Stedile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com o tema "Questão Agrária e o projeto de país: desafios da Educação do Campo", o debate está marcado para 14h, com transmissão pelo Canal da Articulação Sul em Defesa da Educação do Campo. A atividade será certificada a partir da lista de presença que será disponibilizada durante o evento.

Com pautas relacionadas aos territórios dos povos e comunidades, a JURA 2022 teve início no dia 20 de maio, no auditório do prédio acadêmico do campus de Dom Pedrito Unipampa. Organizada pelo Conselho Comunitário do Curso de Educação do Campo, o evento tem como tema neste ano "Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Os desafios da Educação do Campo".

A Jornada é organizada desde 2014 e já envolveu mais de 70 instituições de ensino superior, grupos, núcleos e laboratórios de estudo e pesquisa e programas de pós-graduação. Também participam coletivos de trabalho, estudantes de diversos cursos de graduação, movimentos e organizações populares do campo e da cidade que se articularam em torno do estudo e do debate das múltiplas dimensões que envolvem o tema da questão agrária e da reforma agrária popular.

Conforme destacam os organizadores, nos últimos anos a jornada realiza várias atividades de diálogo com movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Também participam comunidades e povos originários (Kaingangs, Guaranis e Charruas) e tradicionais (em especial quilombolas, agricultores e pecuaristas familiares, assentados de Reforma Agrária, povos de terreiro, pomeranos, ciganos, bezendeiras, trabalhadores assalariados rurais e urbanos, catadores de materiais recicláveis e outros). 

O debate desta sexta poderá ser acompanhado neste link


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira