Definição

Após racha entre PT e PDT no Ceará, Elmano de Feitas é anunciado como pré-candidato pelo PT

Vice será indicado pelo MBD de Eunício Oliveira, outros pré-candidatos também oficializaram nomes e alianças

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Camilo, Elmano e Lula
Camilo Santana, Lula e Elmano de Freitas postaram foto nas redes sociais no último domingo (24) - Divulgação

Depois de uma semana intensa no Ceará, a disputa ao Palácio da Abolição, começa a ganhar contornos mais definidos, porém, diferentes dos previstos na época da saída do ex-governador Camilo Santana (PT), em março, para lançar sua pré-candidatura ao Senado.

Não teve acordo entre o PDT, dirigido no Ceará por Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência, e o PT, dirigido pelo deputado federal José Guimarães e por Camilo. Na queda de braço sobre quem encabeçaria a chapa ao governo do estado o diretório estadual do PDT escolheu Roberto Cláudio ao invés da atual governadora Izolda Cela, mesmo com toda a pressão da base aliada do governo. Teve manifesto assinado pelo PT, PCdoB, PV, PP e MDB, teve declaração pública do PSDB e do Republicanos, carta de deputados, manifestações de líderes do executivo de diversas prefeituras, vereadores, movimentos sociais populares e sindicatos. Mesmo assim, o PDT não cedeu.

Entenda contexto: Cresce o apoio a indicação da governadora Izolda Cela para reeleição ao governo do Ceará:: 

Izolda Cela, primeira mulher a ocupar o executivo estadual, professora e com vasta experiência na vida pública, foi a primeira pessoa a ocupar o cargo que não vai poder ser candidata à reeleição. Analistas políticos atribuíram a decisão a Ciro, principal responsável pela escolha do Roberto Cláudio para disputa, por acreditarem que ele não via nela um bom palanque para sua candidatura ao Planalto. Feministas, artistas e pensadoras do estado acreditam, ainda, que houve o machismo e a misoginia como fatores determinantes na decisão.

Cid Gomes, pouco se envolveu no processo da definição do nome, mas votou em Izolda, assim como Ivo Gomes, seu irmão e prefeito de Sobral, que um dia antes da definição declarou seu apoio à governadora e afirmou que essa era também a postura de Cid.

Leia também: Sem vice, sem apoios e em baixa no Ceará, Ciro Gomes teve nome confirmado

Após decisão pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na segunda (18), começaram a ser realizadas uma sequência de reuniões internas do Partido dos Trabalhadores para definição dos próximos passos, especulações sobre possíveis nomes começaram a ser feitas – Guimarães, Luizianne Lins (deputada federal), Augusta Brito (deputada estadual), Fernando Santana (deputado estadual), Larissa Gaspar (vereadora de Fortaleza) e Elmano de Freitas (deputado estadual) foram alguns dos nomes ventilados.

Além das reuniões internas, o PT voltou a sentar com os partidos aliados, se reuniu ainda com Adelita Monteiro, pré-candidata ao Abolição, pelo Psol, que nessas eleições está apoiando a chapa Lula-Alckmin ao Palácio do Planalto já no primeiro turno. Outras lideranças do Partido também conversaram com Adelita.

Após diversas reuniões internas e com a base aliada Camilo Santana postou no domingo (24), em suas redes sociais, uma foto dele de mãos dadas com Lula e Elmano de Freitas, onde anuncia que Elmano será o candidato ao governo do estado. 

A vice deve ser indicada pelo MDB, sob o comando de Eunício Oliveira. A definição foi endossada pelo PCdoB, PV, PP e PSDB. O Psol e a Rede devem se somar a chapa e unificar o palanque do Lula no Ceará.

Elmano é um nome de consenso dentro do PT, unifica Luizianne, Guimarães e é de confiança do próprio Camilo, além de ter uma boa relação com os partidos da aliança e uma ampla base social, com apoio por exemplo do MST, Marcha Mundial de Mulheres e Levante Popular da Juventude, entre outros.

Elmano de Freitas é o líder do PT na ALECE, foi advogado dos movimentos populares e coordenou a CPI do Motim, que investigou a participação das associações militares do estado nos motins. Elmano está em seu segundo mandato de deputado estadual, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão de Luizianne e foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno.

Sobre sua indicação ao Governo do Estado, o deputado publicou:

 

Definições também entre os adversários

Roberto Cláudio participou no domingo (24) da convenção estadual do PSD realizada no município de Tauá, onde foi oficializado o nome do presidente do partido no Ceará, Domingos Filho como candidato a vice-governador em sua chapa. Ainda no dia 24, por ocasião convenção estadual do PDT, o presidente do partido disse ter certeza para aliança também com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Mas a redação apurou que alguns nomes de destaque do PSB divulgaram uma carta onde pedem a abertura a discussão e defendem cautela no rompimento da aliança que apoia a continuidade do atual projeto ao governo do estado do Ceará. Entre os nomes estão: Zé Maria Lucena (prefeito de Limoeiro do Norte), Ana Flávia (prefeita de Acaraú), Adhail Melo (prefeito de Groaíras), Isabela Fernandes (prefeita de Guaiuba), Marcos Silva (prefeito de Ibiapina) e Odorico Monteiro (ex-deputado federal, membro do diretório estadual e nacional do PSB), dentre outros.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Odorico (@odoricomonteiro)

Já o União Brasil, partido do candidato à frente das pesquisas, Capitão Wagner, anunciou que seu vice virá mesmo do PL, partido de Jair Bolsonaro. Até o momento, o deputado federal vinha numa estratégia de se esquivar de uma possível associação de sua imagem com o atual presidente. Em suas redes sociais ainda não há nenhuma menção a essa parceria. 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia