Pernambuco

RÁDIO

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é destaque no Prosa e Fato

O 25 de julho reforça a luta das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e patriarcal

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Marcha das Mulheres Negras, no Rio de Janeiro, em 2019 - Reprodução

O dia 25 de julho se tornou o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data que reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e patriarcal.

A data foi instituída em 1992 a partir do um encontro realizado em Santo Domingos, na República Dominicana, onde centenas de mulheres discutiram sobre machismo, racismo e formas de combatê-los. No brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi líder do Quilombo do Quariterê e desafiou a coroa e o sistema escravocrata português por mais de 20 anos.

Leia:bArtigo | Rainha negra no Pantanal: conheça a história de Tereza de Benguela

O programa de hoje se dedica a falar sobre a luta organizada das mulheres negras, quais as demandas, quais as pautas reivindicadas e a importância de permanecer em luta.

Para conversar sobre a luta organizada das mulheres negras convidamos Mônica Oliveira membro  da Coordenação da Rede de Mulheres Negras; já para trazer o olhar sobre as mulheres negras lésbicas e bissexuais, conversamos com Malu Aquino do Candaces -Rede Nacional De Lésbicas E Bissexuais Negras Feministas.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

Edição: Vanessa Gonzaga