OUÇA E ASSISTA

No dia da Agricultura Familiar, Central do Brasil mostra a resistência das Quebradeiras de Coco

Programa também destaca o dia internacional da mulher negra Latino-americana e Caribenha

Ouça o áudio:

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu reúne trabalhadores e trabalhadoras nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí - Raoni Barbosa
Nós, quebradeiras de coco, não nos vemos fora da Agricultura Familiar

O dia 25 de Julho é marcado por duas celebrações importantes no calendário de lutas internacionais dos movimentos populares, demarcando valores de luta e resistência popular dentro do latifúndio das ideias. É dia internacional da agricultura familiar e da Mulher negra Latino-americana e Caribenha.

O Central do Brasil desta segunda-feira(25), que destaca as duas efemérides, aborda o trabalho das Quebradeiras de Coco Babaçu, que atuam com destaque entre os estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins e tem forte ligação com a Agricultura Familiar. 

O programa recebeu, na Entrevista Central, Maria Alaides Alves de Sousa. Ela é coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. Além de falar dos aspectos gerais da atividade, ela tratou  da importância da Agricultura Familiar e como suas colegas, também quebradeiras, atuam: 

"Nosso modo de produzir é um modo de conhecimento tradicional, que a gente aprendeu de vó, que passou pra mãe, e a mãe nos ensinou. Agora, nós é que estamos com essa responsabilidade de deixar esse conhecimento tradicional para nossas filhas", explicou Maria Alaides, realçando o aspecto ancestral da atividade das Quebradeiras.

Ela também salientou os cuidados com a terra: "No aspecto ambiental, a nossa luta é dizer: não derrube essa palmeira. Nós, quebradeiras de coco, não nos vemos fora da agricultura familiar". 

Na reportagem, o Trilhos do Brasil apresenta detalhes sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado também  no dia 25 de Julho. O programa destaca a biografia de mulheres negras importantes para a história do Brasil, como Tereza de Benguela, Elza Soares e Marielle Franco. 

No Embarque Imediato, você acompanha detalhes do 10º Fórum Social Pan-Amazônico, que acontece entre os dias 28 e 31 de Julho, em Belém do Pará. Já a Parada Cultural apresenta o lançamento do EP "POP", fruto da parceria entre o rapper Cabal e cantor Terra Preta. 

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelo canal do Brasil de Fato no YouTube e por rádios comunitárias e educativas de todo país. 
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra