Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2022

PT anuncia Olívio Dutra como pré-candidato ao Senado pelo RS nas eleições de outubro

Evento reuniu lideranças da federação partidária e apresentou candidatura que deve ser constituída de forma coletiva

25.jul.2022 às 16h42
Porto Alegre
Pedro Neves

Olívio Dutra foi anunciado como pré candidato ao Senado Federal pelo PT do RS; convenção partidária deverá ratificar o nome no domingo (30) - Foto: Pedro Neves (Bdf RS)

O ex-governador do RS, Olívio Dutra deverá ser o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar uma vaga ao Senado, pelo RS, nas eleições de outubro de 2022. O anúncio foi realizado no início da tarde desta segunda-feira (25), na sede estadual do partido em Porto Alegre.

A pré-candidatura de Olívio Dutra ao Senado pegou diversos setores da esquerda de surpresa, apesar de seu nome ser citado em debates nas redes sociais nos últimos dias. Antes mesmo do horário marcado para o anúncio oficial, a sede do partido já se encontrava lotada. Diversos representantes de movimentos sociais e militantes do partido estavam presentes, bem como parlamentares dos partidos da federação "Brasil da Esperança" (PT, PCdoB e PV).

Por volta das 12h30, o pré-candidato ao executivo gaúcho, Edegar Pretto (PT), chegou no local acompanhado de Olívio Dutra. Compuseram a mesa o presidente estadual do partido, deputado federal Paulo Pimenta (PT), a deputada federal Maria do Rosário (PT), o senador Paulo Paim (PT), a vereadora Daiana Santos (PCdoB) e Márcio Souza, presidente estadual do PV.

Candidatura coletiva para servir ao bem comum

Olívio Dutra começou sua fala afirmando que, para ele, é uma honra ser recebido por todos os presentes, para começar uma "boa luta". Destacou que a democracia precisa ser permanentemente aperfeiçoada e consolidada, com a participação do povo atuando na política.

"Por isso estamos apresentando nossa candidatura. A política é a construção do bem comum, com o protagonismo das pessoas", disse Olívio, lembrando que esses processos políticos devem servir à coletividade e não a interesses pessoais. Também desafiou os partidos presentes a aumentarem os esforços para constituírem palanques com mais siglas.

Segundo afirmou o agora pré-candidato ao Senado, a candidatura deverá ser coletiva, de forma que vários nomes serão elencados junto do ex-governador. Ele explicou que todos exercerão o mandato de forma colaborativa, à semelhança do que já acontece com mandatos de deputados e vereadores.


"O mandato há de representar o conjunto de forças e que tenha unidade de ideias", afirmou Olívio Dutra sobre sua proposta de candidatura coletiva / Foto: Luz Dorneles

"O mandato não é particular, individual, não é só de um partido. Há de ser um mandato que represente o conjunto de forças e que tenha unidade de ideias. Temos muito o que conversar sobre a engenharia de um mandato coletivo, mas haveremos de entender, temos lideranças capazes nos partidos", afirmou Olívio.

Segundo explicou o presidente estadual da sigla, os nomes que devem compor a candidatura coletiva junto de Olívio ainda serão escolhidos junto com outros partidos que desejarem entrar na composição, de forma a fortalecer o esforço de unidade. Pimenta disse que essa modalidade de candidatura foi proposta por Olívio, representando um desafio e um estímulo para a construção.

Tratativas para candidaturas seguirão até domingo (30)

Pimenta afirmou que as eleições que se aproximam serão o momento de "defender a democracia" e "combater o fascismo", e que cada um que se envolva com a campanha deve estar disposto a dar o seu melhor pelo país. Disse também que o processo pré-eleitoral tem sido oportunidade para fazer debates e tentar construir uma unidade.

"Temos um diálogo constante com os companheiros do PV e PCdoB, mas também com os demais atores e sujeitos políticos protagonistas do RS: companheiros do PSB, PSOL e PDT. Conversamos com todos sobre a importância desse processo", pontou.

O deputado federal recordou que a convenção partidário do PT acontece neste domingo (30). Até lá, afirma que seguirão os esforços de diálogo com as outras siglas gaúchas.

Edegar Pretto reafirmou que o partido segue no esforço de "escrever o roteiro de uma reconstrução do estado, com muita paciência e com muito respeito àqueles que pensam diferente de nós. Temos consciência de que, para recuperar o RS, precisamos de muito esforço".

Pretto disse ainda que a federação partidária não fechou as portas para ninguém e que o "diálogo franco" segue, inclusive com partidos de fora da federação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

Negligência

‘Tragédia anunciada’: MTST protesta contra ViaMobilidade por morte de passageiro no metrô em SP

PARTICIPAÇÃO

Eleições de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Leopoldo (RS) inicia nesta quinta (8) em meio a divergências

ENTREVISTA

BA: ‘A lei no Brasil foi criada para favorecer alguns e aniquilar outros’, denuncia Cacique Babau

'Privatização mata'

‘Privatização mata’: presidente do Sindicato dos Metroviários de SP exige cancelamento de concessão após morte de passageiro

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.