chapa negra

Unidade Popular traz Léo Péricles como cabeça na única chapa negra concorrendo à Presidência

Em suas redes sociais, ele celebrou chapa onde candidatos a presidente e a vice são "negros, trabalhadores e favelados"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Leonardo Péricles (com o microfone) e Samara Martins (dir.) formam a única chapa interamente negra na disputa presidencial deste ano - Divulgação/UP

O partido Unidade Popular (UP) confirmou o nome de Leonardo Péricles como seu primeiro candidato à Presidência da República. Samara Martins, do mesmo partido, foi escolhida para vice, formando a única chapa inteiramente negra a disputar a eleição presidencial em 2022. A convenção foi realizada neste domingo (24), em Natal. 

Em suas redes sociais, Péricles celebrou o lançamento da chapa onde "o presidente e a vice-presidenta são negros, trabalhadores favelados. Juntos, estaremos na luta antirracista, antifascista e anticapitalista", completou.

 “São as mulheres, pretos no poder. Os ventos negros rondam a América Latina!”, concordou Samara, também nas redes sociais. 

 

Vera Lúcia (PSTU) é a outra pré-candidatura negra para a Presidência da República até aqui. Ela terá como vice a indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida como Raquel Tremembé.

Na convenção, Péricles defendeu a suspensão do pagamento da dívida pública, a taxação de grandes fortunas e a revogação das reformas trabalhista e da previdência. Ele destacou também a importância de se ocupar as ruas durante o processo eleitoral. "A política central vai ser feita pelo povo. Como defensores das liberdades democráticas, convocamos o povo a dar início a uma nova jornada de atividades na rua", afirmou. 

:: Opinião | Economia da fome: a agenda responsável pelo empobrecimento do povo brasileiro ::

"Maior racista do Brasil"

No último dia 17, a Unidade Popular denunciou ataques racistas sofridos por Péricles nas redes sociais. Xingamentos como "macaco" e "chimpanzé" estão entre as postagens denunciadas pela UP.

"Babuíno! Vota em Bolsonaro para o Brasil continuar racista!! Bolsonaro é o maior racista do Brasil! Viva o racismo!", diz uma postagem, que termina com uma saudação nazista.

"Sou português ariano puro e sinto nojo de pretos porque tua raça tem em média 55-80 de QI e também possuem uma altíssima propensão para violência. A raça preta deveria ser expulsa das cidades e empurrada de volta para a selva, um lugar que nunca deveriam ter saído", disse em outra postagem um perfil identificado como "Bruno Silva".

“Minha presença incomoda os racistas e os fascistas que querem manter seus privilégios. Esses ataques serão tratados como devem pelo jurídico do nosso partido e sendo mola propulsora para lutarmos", afirmou Péricles na ocasião. 

Estreia presidencial

Péricles é presidente nacional da Unidade Popular, partido que teve seu registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de 2019. Será a primeira eleição presidencial disputada pela sigla, que já apresentou candidatos nas eleições municipais de 2020. A UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros naquela eleição (70%), segundo o TSE. 

Na ocasião, Péricles foi vice de Áurea Carolina (PSOL) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. A chapa terminou em quarto lugar, com 103.115 votos. 

Natural de Belo Horizonte, Péricles é técnico em mecatrônica e tem sua trajetória política ligada ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Samara também é nascida na capital mineira, mas reside em Natal, onde é dentista do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é vice-presidente nacional da Unidade Popular pelo Socialismo e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e do Movimento de Mulheres Olga Benario. 

Com informações da Agência Brasil

Edição: Rodrigo Durão Coelho