Pernambuco

eleições 2022

Federação formada por PT, PCdoB e PV define candidaturas em Pernambuco; confira os nomes

Convenção nesta terça (26) homologou suas candidaturas; os três partidos formam a Federação Brasil de Esperança

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Convenção da federação formada por PT, PCdoB e PV também oficializou o apoio a Danilo Cabral (PSB) - Marcus Mendes/PSB

Na tarde desta terça-feira (26) o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV) realizaram conjuntamente suas convenções, já que as três siglas decidiram formar a federação partidária Brasil de Esperança. Além dos nomes Teresa Leitão (PT) para o Senado e de Luciana Santos (PCdoB) para vice na chapa de Danilo Cabral (PSB), os partidos dividiram entre si 24 candidaturas a Câmara Federal e 35 candidaturas a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Leia: Entenda o que são as novas federações partidárias e como elas impactam na disputa em Pernambuco

A Federação Brasil de Esperança definiu que as candidaturas seriam divididas proporcionalmente às bancadas federais de cada sigla. De acordo com as regras eleitorais (alteradas em 2021) cada partido ou federação partidária pode lançar um número de candidatos que corresponda a 100% das vagas +1. Neste caso o número máximo em Pernambuco é de 26 candidaturas a Câmara Federal e 50 para a Alepe. Mas a Brasil de Esperança decidiu lançar um número menor.


Alguns dos candidatos proporcionais do PT, com Teresa Leitão e Luciana Santos ao centro / Matheus Nogueira

Buscando a Câmara Federal o trio lançou 24 nomes, sendo 17 do PT, 3 do PCdoB e 4 do PV. O coeficiente eleitoral (número de votos necessário para conseguir eleger um deputado) este ano é estimado em 150 mil votos em Pernambuco. Atualmente o grupo tem apenas dois federais: Carlos Veras (PT) e Renildo Calheiros (PCdoB). Confira a lista de postulantes.

PT - Carlos Veras
PT - Dr. Adaías
PT - Cícero Romão
PT - Cristiano do Café
PT - Fernando Ferro
PT - Gilberto de Dora
PT - Jacira do Vigor
PT - João Alfredo
PT - Liana Cirne
PT - Dr. Marcos e o Coletivo
PT - Dulci Amorim
PT - Gorethe Lucena e Coletivo Dona Lindu
PT - Patrick Campos
PT - Pedro Veloso
PT - Professora Karla
PT - Suetônio
PT - Vivi Farias

PCdoB - Renildo Calheiros
PCdoB - Ailza Trajano
PCdoB - Leonel Pimenteira

PV - Clodoaldo Magalhães
PV - Irene Lacerda
PV - José Martins
PV - Maíra Vilar

Leia: Frente Popular fecha a chapa com Luciana Santos na vice

Frente Popular oficializa pré-candidatura de Teresa Leitão ao Senado

Para a Assembleia Legislativa a federação lançou 35 candidaturas, sendo 16 do PT, 13 do PCdoB e 6 do PV. O coeficiente eleitoral neste caso é estimado em 90 mil votos. Hoje os três partidos possuem, juntos, sete deputados estaduais: Teresa Leitão (PT), João Paulo (PT), Doriel Barros (PT), Dulcicleide Amorim (PT), João Paulo Costa (PCdoB), Clodoaldo Magalhães (PV) e Joaquim Lira (PV). Confira a lista.

PT - Doriel Barros
PT - João Paulo
PT - Erika Suruagy
PT - Flávia Hellen
PT - Gilmar Santos
PT - Heleno Araújo
PT - João da Costa
PT - Zé Luís
PT - Cristina Costa
PT - Odacy Amorim
PT - Osmar Ricardo
PT - Rosa Amorim
PT - Sérgio Urt
PT - Suzi Rodrigues
PT - Vinícius Castello
PT - Wedson Galindo

PCdoB - João Paulo Costa
PCdoB - Flor da Coletiva
PCdoB - Carlos Morais
PCdoB - Denise Lima
PCdoB - Helmilton Bezerra
PCdoB - Jorge França Pankará
PCdoB - José Bertotti
PCdoB - Dete Silva
PCdoB - Cida Pedrosa
PCdoB - Maurício Trevo Lajes
PCdoB - Pedro Falcão
PCdoB - Regivando Siqueira
PCdoB - Tadeu Anjos

PV - Joaquim Lira
PV - Daniel Alves
PV - Fabiana Schreiener
PV - Professora Janice
PV - João de Nadegi
PV - Gilmar Junior

Outras convenções em Pernambuco

No último dia 20 de julho teve início o período legal de convenções partidárias, prazo que se estende até o próximo dia 5 de agosto.

PCB, 27 de julho: Nesta quarta o Partido Comunista Brasileiro (PCB) deve homologar as candidaturas da estudante Victória Pinheiro para deputada federal, a terapeuta ocupacional e sindicalista Luiza Melo para deputada estadual, além da chapa majoritária com o historiador Jones Manoel para o Governo do Estado e a assistente social Raline Almeida na vice. Ainda não há definição sobre candidatura ao Senado. O PCB espera ter apoio da UP.

UP, 30 de julho: A Unidade Popular (UP) deve homologar as candidaturas da enfermeira e sindicalista Ludmila Outtes para a Câmara Federal, além dos nomes do advogado popular Rafael Wanderley e da militante da luta por moradia Natália Lúcia para a Assembleia Legislativa. O evento acontece na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC). A UP não pretende lançar chapa majoritária em Pernambuco e pode declarar apoio ao PSOL ou – mais provável – ao PCB, podendo ainda não formalizar apoio a nenhum.

PSDB-Cidadania, 30 de julho: A federação entre Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o partido Cidadania realiza sua convenção no Clube Português. A chapa majoritária conta com Rachel Lyra (PSDB) para o governo, tendo Priscila Krause (CD) na vice. O nome para o Senado ainda não foi definido. A federação tem, em Pernambuco, um deputado federal e dois estaduais, respectivamente Daniel Coelho (CD), Priscila Krause (CD) e Álvaro Porto (PSDB).

Leia: Imprensados por adversários, candidatos de direita têm dificuldade de fechar chapas em Pernambuco

PL, 31 de julho: Na manhã do domingo, também no Clube Português, o Partido Liberal confirma a chapa “de Bolsonaro” em Pernambuco, tendo Anderson Ferreira (PL) para o Governo do Estado e Izabel Urquiza (PL) como sua vice, o ex-ministro Gilson Machado (PSC) para o Senado, além dos postulantes que miram a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Atualmente o PL conta com dois deputados federais: Pastor Eurico e André Ferreira, este último irmão de Anderson; e quatro estaduais: Alberto Feitosa, Joel da Harpa, Romário Dias e o pai de André e Anderson, Manoel Ferreira.

União Brasil, 31 de julho: À tarde, novamente no Clube Português, é a vez do União Brasil. O partido, que tem como candidato a presidente o pernambucano Luciano Bivar. No estado, apesar de contar com o apoio do Podemos, o UB deve confirmar uma chapa “puro-sangue”, tendo Miguel Coelho para o Governo do Estado, Alessandra Vieira na vice e Carlos Andrade Lima para o Senado. Atualmente o partido conta com os deputados federais Luciano Bivar e Fernando Coelho Filho (irmão de Miguel) e com os estaduais Antônio Coelho (também irmão de Miguel), Alessandra Vieira, Romero Albuquerque e Romero Sales Filho.

Leia: O que o “orçamento secreto” de Bolsonaro tem a ver com Pernambuco?

Conheça a história da Família Coelho, que domina o poder em Petrolina desde os anos 1800

Solidariedade, 31 de julho: O partido Solidariedade, que no início do ano foi colocado nas mãos de Marília Arraes (ex-PT), deve confirmar a candidatura dela ao Governo do Estado, tendo Sebastião Oliveira (Avante) na vice e André de Paula (PSD) ao Senado. Os três são hoje deputados federais. Os partidos devem ter uma quantidade tímida de candidaturas proporcionais. O SD pernambucano tem hoje apenas Marília Arraes na Câmara Federal, além de Fabíola Cabral, Fabrizio Ferraz e Wanderson Florêncio na Assembleia Legislativa. Avante e PSD não possuem deputados estaduais.

Leia: Em Pernambuco, “centrão” ameaça romper aliança caso o PSB coloque o PT no Senado

Rede-PSOL, 3 de agosto: Os Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade, que também formam uma federação partidária, marcaram sua convenção para a próxima quarta-feira (3), onde devem aprovar suas candidaturas federais e estaduais. Atualmente a federação tem um mantado federal e um estadual, respectivamente Túlio Gadêlha (Rede) e Juntas (PSOL). O objetivo é ter o número máximo de postulantes nas chapas proporcionais: 25 federais e 50 estaduais. A chapa majoritária conta com João Arnaldo (PSOL) para o Governo do Estado, Alice Gabino (Rede) na vice e Eugênia Lima (PSOL) para o Senado.

PSB, 5 de agosto: O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lidera a Frente Popular, coalizão que governa Pernambuco há 16 anos (sempre governadores do PSB) e o Recife há 22 anos (12 anos com prefeitos do PT e os últimos 10 liderados pelo PSB). O partido tem as maiores bancadas de deputados federais (4) e estaduais (15) do estado. A chapa majoritária é encabeçada por Danilo Cabral (PSB) para governador, numa aliança que conta ainda com Luciana Santos (PCdoB) na vice e Teresa Leitão (PT) para o Senado. A convenção será no Clube Português.

Leia também: Frente Popular lança Danilo Cabral, faz afagos ao PT e clama por Lula

Danilo Cabral larga com mais apoios entre as 15 maiores prefeituras de Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga