INTEGRAÇÃO

No Brasil, vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez, encontra Lula e ex-ministros

Ela assume no dia 7 de agosto, mas já iniciou agenda internacional

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula e Francia Márquez durante reunião na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, na terça-feira (26) - Vinícius Poço de Toledo

A recém-eleita vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez está no Brasil para reuniões com lideranças políticas de centro-esquerda. Na última terça-feira (27), ela se reuniu com o ex-presidente Lula da Silva (PT), quem oficializou sua candidatura para disputar a presidência. 

"Hoje estive com a vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez, conversando sobre América do Sul e o combate à fome e o racismo em nossos países. Desejei boa sorte ao governo dela e de Gustavo Petro", publicou Lula em suas redes sociais.

A visita a São Paulo foi um convite da Fundação Perseu Abramo e tem o objetivo de conhecer políticas públicas aplicadas no Brasil durante os governos petistas e discutir mecanismos de integração regional. A vice-presidenta colombiana deve permanecer até esta quarta-feira no Brasil e depois cumprirá agenda na Argentina.

Francia veio acompanhada do senador Alexander López, presidente do Pólo Democrático Alernativo, umas das legendas que fazem parte da coalizão governante, Pacto Histórico. A reunião com o ex-presidente brasileiro foi acompanhada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

"Um encontro fraterno e construtivo com Lula, quem expressou seu amor pela Colômbia e seu desejo por nos apoiar na construção da paz e bem-estar do povo colombiano", disse Márquez.


Francia Márquez reuniu-se com lideranças de movimentos populares brasileiros na última terça-feira (26), em São Paulo / Vinícius Poço de Toledo

A vice-presidenta eleita também se encontrou com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e com representantes do movimento negro no Brasil. Estavam presentes entidades como Coalizão Negra, Instituto Ynaô, Coletivo de Entidades Negras, Secretraria Nacional de Combate ao Racismo, da CUT, União de Negros e Negras pela Igualdade e outros.

Um dos objetivos era conhecer projetos de inclusão social como o Fome Zero, Bolsa Família e a política de Ações Afirmativas, que em 2022, completam dez anos. Entre as promessas do novo governo colombiano está a criação de um Ministério da Igualdade, que deverá ser chefiado por Francia. 

Países irmãos

Brasil e Colômbia compartilham 1.600 km de fronteira e tem mais de 100 anos de diplomacia, com uma balança comercial favorável ao lado brasileiro. 

Após as eleições colombianas, o resultado do pleito brasileiro de outubro é esperado em toda a região. A expectativa é de que o Brasil se alinhe à nova onda de governos progressistas da América Latina e retome organismos de cooperação multilateral, como a União das Nações Sul-americanas (Unasul) e o Mercosul.

Edição: Rodrigo Durão Coelho