UM SUS PARA O CHILE?

Governo chileno anuncia ampliação de gratuidade em saúde

Com as medidas, foi de 10 para 15 milhões a cifra de pessoas cobertas pelo sistema público gratuito de atenção à saúde

|
Gabriel Boric é o presidente chileno com o maior salto de aprovação nos primeiros meses de governo desde a gestão de Michelle Bachelet, em 2014 - Presidência Chile

O Presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou na quarta-feira (27) o fim do sistema de cofinanciamento do Fundo Nacional de Saúde (Fonasa, na sigla em espanhol) para mais de 5 milhões de beneficiários, alcançando assim uma cobertura de mais de 15 milhões de pessoas em todo o país.

De acordo com o mandatário chileno, trata-se de "um compromisso que definimos em nosso programa, que ratificamos na Conta Pública em 1º de junho, e que é um avanço histórico em matéria de saúde".

O mandatário comemorou que o anúncio foi um sonho de muitas gerações de chilenos e com ele "estamos avançando na realização de um sistema de saúde público, sem custos para todos os usuários do Fonasa".

Conseguimos a total gratuidade na Rede de Saúde Pública! Em setembro, liquidaremos a dívida histórica da classe média com a #CopagoCero.

Boric declarou, nesse sentido: "Os direitos não precisam ser um negócio e é por isso que vamos desempenhar nosso papel e vamos fazer o melhor para garantir que a saúde, as pensões, a moradia e a educação sejam acessíveis a todos os cidadãos de nosso país".

Enquanto isso, a Ministra da Saúde, María Begoña Yarza, elogiou a medida: "Ela resolve os problemas enfrentados por muitos profissionais e técnicos, jovens da classe média, sobre os quais estamos agindo diretamente para que eles possam economizar e ter acesso mais garantido à rede pública. Desta forma, queremos estabelecer esta nova forma de ver a saúde pública de forma universal e que é gratuita na rede pública, com nosso compromisso com a eficiência e a qualidade".

Muitas e muitos sonhamos com avançar no que hoje tornamos realidade: #CopagoZero, um sistema de saúde pública gratuito para todas e todos os usuários do @Fonasa. Avançamos!

De acordo com os dados do governo chileno, este anúncio se traduz em um benefício automático para pouco mais de cinco milhões de pessoas.

Traduzido por: Flávia Chacon