imposto de renda

IR 2022: Receita paga terceiro lote de restituições nesta sexta (29)

Cerca de 5,2 milhões de contribuintes vão receber um valor total de R$ 6,3 bilhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para saber se você está entre os beneficiados, acesse o site da Receita Federal - John Schnobrich/Unsplash

A Receita Federal vai pagar nesta sexta-feira (29) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. De acordo com o órgão, o lote vai beneficiar 5,2 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 6,3 bilhões. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda neste segundo lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda ou então baixar o aplicativo no seu celular ou tablet. Lá, acesse a lista de serviços e clique em "Consultar a Restituição".

:: Bolsonaro deve ser primeiro presidente eleito a não corrigir tabela do Imposto de Renda ::

Para a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, o ano da declaração do imposto de renda e a data de nascimento. Depois dos grupos prioritários, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de pelo portal do banco ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Edição: Thalita Pires