OUÇA E ASSISTA

SBPC lança manifesto em defesa da democracia e entrega propostas do setor aos presidenciáveis

Sugestão aos candidatos foi construída com apoio de especialistas ao longo do primeiro do semestre

Ouça o áudio:

Nesta quinta-feira(28), a entidade recebeu o ex-presidente Lula para entregar o documento "Projeto Brasil novo", destinado aos candidatos a presidente. - Ricardo Stuckert
A ciência é um dos fatores principais para se ter soberania nacional

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC) convidou três candidatos a presidente da República para receber um documento com propostas de políticas públicas para o setor de ciência e tecnologia. O material foi preparado pela própria SBPC com apoio de especialistas ao longo do primeiro semestre deste ano e se chama "Projeto para um Brasil novo".

O ato faz parte da programação da 74ª Reunião Anual da entidade, que está acontecendo desde o último domingo(24), em Brasília, na Universidade de Brasília, com o tema "Ciência, Independência e Soberania Nacional".

Nesta quinta-feira(28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da atividade. Ciro Gomes, candidato pelo PDT, é o próximo convidado. Ele receberá o texto nesta sexta-feira(29). Segundo a SBPC, o presidente Jair Bolsonaro(PL) não respondeu ao convite.

"Em síntese, este documento sugere a revogação do teto de gastos, manutenção das universidades públicas, garantia da manutenção do vasto parque científico e tecnológico brasileiro e política de ciência, tecnologia e inovação, entre outros temas", explicou o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. sobre o teor do material entregue ao candidato.

Renato, ex-ministro da Educação do Governo Dilma Rousseff, é o convidado da Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta quinta-feira(28), e comenta sobre o documento entregue aos candidatos e também sobre o conteúdo dos manifestos em defesa da democracia.

Ele falou sobre a importância da ciência para a soberania nacional e dimensionou o impacto dos cortes no orçamento para o desenvolvimento das pesquisas no país. "A ciência é um dos fatores principais para se ter soberania nacional."

No último domingo(24), no ato de abertura da reunião da SBPC, a entidade divulgou um manifesto em que faz uma defesa da democracia, do sistema eleitoral brasileiro e das urnas eletrônicas, que tem sido alvo dos ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro(PL). 

"Por isso mesmo, repudiamos qualquer tentativa no sentido de violar a democracia ou de tumultuar o processo eleitoral, que deve ter continuidade no absoluto respeito à Constituição, às leis e à democracia, que tanto custou em vidas e esforços, ao povo brasileiro, para ser instituída". diz o texto do manifesto.

Para Renato Janine Ribeiro, o manifesto é uma reação aos ataques à democracia. "Nós precisamos de um novo rumo para o país. O processo eleitoral está sendo muito ameaçado e, por isso, nós decidimos tomar a defesa das urnas eletrônicas.",  pontuou o presidente da SBPC. 
 

Continua após publicidade


Estatua de Marielle Franco é inaugurada no centro do RJ nesta quinta (27), dia em que a vereadora assassinada em 2018 completaria 43 anos / Instituto Marielle Franco


Homenagem a Marielle 

No Trilhos do Brasil, você acompanha detalhes sobre a inauguração da estátua em homenagem a vereadora Marielle Franco. Construída em tamanho real, ela ficará exposta no Buraco do Lume, no Centro do Rio. O local era a área em que a vereadora costumava utilizar para prestar contas do mandato. O ato de inauguração da estátua aconteceu exatamente no dia 27, data que a Marielle comemoraria 43 anos de idade. 

Tribunal em defesa da natureza

No Embarque Imediato, você confere um balanço das atividades do Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza, que desde o dia 18 de Julho está em expedição pela norte do pais para averiguar denúncias de violações aos direitos da Floresta Amazônica e suas comunidades. O resultado desta expedição será anunciado durante a 10ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico, que começou nesta quinta-feira(28), em Belém. 
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4



 

Edição: Afonso Bezerra