Falta recurso

Médicos pedem revogação do teto de gastos para recuperar o SUS

Senador Humberto Costa cobrou a retomada das campanhas de imunização

São Paulo |
O encontro acontece um dia depois da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, realizada nesta sexta (5), em São Paulo - Igor Carvalho

Durante encontro na manhã deste sábado (6), organizado pela campanha Médicas e Médicos com Lula, que foi lançada nesta semana, profissionais da Saúde pediram a revogação do teto de gastos, implementado pelo governo do ex-presidente Michel Temer, por meio da Emenda Constitucional 55, em 2016. 

“Nós precisamos priorizar a revogação imediata da PEC do Teto, que asfixiou os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde). Só teremos um SUS universal, gratuito e resolutivo, se tivermos uma injeção de recursos”, afirmou Paulo Câmara, da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).  

Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa (PT-PE) também pediu o fim da PEC estabelecida por Temer.

“Temos um problema crônico, mas que se aprofundou nos governos de Temer e Bolsonaro, que é a falta de recursos para o funcionamento do SUS. A implantação da PEC do Teto de Gastos levou a uma perda enorme de recursos. Por outro lado, temos que encarar como problema grave enfrentamento à retenção de exames e consultas, que aconteceram por decorrência da pandemia, zerar essa fila é uma preocupação”, alertou Costa. 

Para o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, a organização da categoria fortalece a candidatura de Lula.

“Nessa campanha, temos dois pilares. O primeiro, são os que votam na gente pelo legado do presidente Lula, que é enorme. Nós, aqui, temos a noção do que Lula e Dilma fizeram pela saúde desse país. O outro pilar é a rejeição ao Bolsonaro. A parte que reconhece o legado que deixamos, precisa sair de casa e falar com quem rejeita o Bolsonaro e convencê-los que o voto em Lula é a única saída para esse país”, argumentou Padilha. 

Saúde em primeiro lugar 

Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, em março deste ano, mostra que para 22% dos brasileiros, o maior problema do país é a Saúde, a frente, inclusive, da Economia (15%), desemprego (12%) e inflação (11%).

Edição: Daniel Lamir