Ouça e Assista

Tempero da Notícia: possível atentado em ato de 7 de Setembro alerta órgãos de inteligência

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

A tensão política no Brasil segue nas alturas. Uma reportagem publicada na Revista Veja aponta que serviços de inteligência conseguiram informações que dão conta de um possível ataque aos atos conclamados por bolsonaristas, no 7 de Setembro.

Inspirado no atentado do Rio Centro, em 1981, o evento serviria como um factoide criado por setores da direita, para desestabilizar o país e alterar o curso das eleições, que até este momento, se mostra mais inclinada a uma vitória do ex-presidente Lula (PT).

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia desta semana, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem aguçado seus seguidores para uma demonstração de força nos atos programados para o dia da Independência do Brasil. Há, inclusive, a programação de um desfile militar no Rio de Janeiro, berço político do bolsonarismo.

::Movimentos pela paz, em defesa da democracia e do respeito às eleições se fortalecem::

Assista ao Tempero da Notícia:

Urna eletrônica

Os militares, que até este momento, dão sustentação às ameaças de Bolsonaro, se envolveram em mais uma polêmica. Nesta semana, em um ofício "urgentíssimo", o ministério da Defesa pediu acesso ao código fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro deste ano. No entanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia disponibilizado publicamente a informação em outubro de 2021

::A um ano das eleições, TSE abre código-fonte da urna eletrônica::

A medida, ao que tudo indica, é apenas mais uma tentativa do governo Bolsonaro e seus aliados para tentar desestabilizar o sistema eleitoral do país. Vale lembrar que desde a implementação das urnas eletrônicas no Brasil, em 1996, não há qualquer indício de fraude registrada.

Corrida eleitoral

Enquanto isso, a corrida eleitoral segue a todo vapor. A campanha do ex-presidente Lula conseguiu o apoio do, até então, pré-candidato à Presidência, André Janones (Avante). Janones retirou sua candidatura, declarou apoio ao petista e se dispôs a ajudar às redes da chapa Lula-Alckmin.

O ex-presidente segue em um giro pelo nordeste brasileiro. Nesta semana, Lula esteve em Campina Grande, na Paraíba, onde se encontrou com mais de 40 mil pessoas. O petista vem percorrendo os estados da federação e concluindo alianças no ato itinerante Vamos Juntos pelo Brasil. Na Paraíba, a coligação reúne Veneziano Vital (MDB) pré-candidato ao Governo do Estado e Ricardo Coutinho (PT) como pré-candidato ao Senado.

Em sua fala, Lula afirmou que esta não é "uma eleição comum, nós estamos disputando contra o fascismo, contra os milicianos, com pessoas que não têm sentimentos. Pessoas que não têm amor, pessoas que não choraram uma única lágrima pelas quase 700 mil pessoas que morreram por conta do covid. Disputando com alguém que negou vacina para salvar a vida de metade das pessoas que morreram”, declarou.

Panela de Pressão

Mas nem todas as pontas estão amarradas na campanha petista. No Rio de Janeiro, uma disputa entre PSB e PT tem movimentado os bastidores da política. A executiva do Partido dos Trabalhadores no estado chegou a vetar o apoio, até então consolidado, a Marcelo Freixo (PSB), que concorrerá ao governo do Rio. Mas durante encontro nacional, a legenda voltou a garantir apoio a Freixo na corrida eleitoral.

::PT confirma apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro::

O embate se dá na vaga que os dois partidos disputam ao Senado. O PT pretende apoiar André Ceciliano (PT-RJ), presidente da Assembleia Legislativa do Rio. Enquanto o PSB quer Alessandro Molon (PSB-RJ) como o candidato ao Congresso Nacional. A insistência do PT é fruto de um acordo entre os partidos, que garantiria um nome do PSB ao governo e um nome petista ao Senado.

A disputa entre as legendas pode esbarrar na justiça e atrapalhar os planos da união em outros estados, como Pernambuco.

Sopa de Letras

Na sugestão de leitura da semana está o livro "Comunistas do Brasil: 100 anos". A publicação conta a história da legenda de esquerda mais antiga do país, o PCB, fundado em 1922. A narrativa conta diversas passagens do "Partidão", inclusive o racha de 1958, em que o PCB se dividiu entre pró-sovieticos e uma outra parte, que seguiu sob o nome de PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

Os autores, que têm ligação com o PCdoB, tentam refletir sobre o papel de um partido marxista no quadro fragmentado da politica brasileira. O prefácio é escrito por Lincoln Secco, professor de história da USP (Universidade de São Paulo).

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes