Ouça e assista

Qual o cenário da varíola dos macacos no Brasil? , com a infectologista Luana Araújo

Programa também traz a história Grupo Coco Raízes de Arcoverde, em Pernambuco, que completa 30 anos em 2022

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Agência Brasil
Enquanto não chegam as nossas vacinas, precisamos nos munir de informações

Devemos nos preocupar com o avanço da varíola dos macacos? Há vacinas para a doença? Quais as principais recomendações para a prevenção? Essas e outras questões serão respondidas pela infectologista , Luana Araújo. Ela é a convidada do quadro Entrevista Central do programa Central do Brasil desta segunda-feira (8) e avalia o cenário do surto de monkeypox, varíola dos macacos, como ficou conhecido no Brasil.

"Devemos manter os mesmos protocolos sanitários contra a covid-19. Lavar bem as mãos, utilizar máscaras, manter o distanciamento social", explica a especialista. 

E mais

No Trilhos do Brasil você acompanha a história Grupo Coco Raízes de Arcoverde, em Pernambuco. O grupo formado pela família Calixto completa 30 anos de existência em 2022 e é responsável por fazer do pequeno município do sertão pernambucano a "Capital do Samba de Coco".

Fechando o programa, a Parada Cultural traz a indicação do livro  “Amor não Tem Cor”, escrito por Josy Asca. A obra conta a história do menino Jorge que nasce branco mais em uma família negra, cercado pelo amor incondicional de sua família e pelas orientações de seu pai, neste contraponto a escola é seu primeiro convívio social onde as diferenças aparecem.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra