Democracia

ABI lança nova "Rede da Legalidade" nesta segunda (15)

Iniciativa, de acordo com a entidade, faz parte da "missão de defender o Estado de Direito" diante de ameaças golpistas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Brizola montou nos porões do Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho, a Rede da Legalidade, onde convocou os batalhões do exército e o povo às ruas para barrar o golpe - Reprodução

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai lançar nesta segunda-feira (15) a nova Rede da Legalidade, em rádio, TV e também pela internet. A iniciativa é inspirada no movimento com o mesmo nome realizado em 1961, unindo 165 rádios. Na ocasião, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, buscou mobilizar a população contra o golpe em curso que tinha como objetivo impedir a posse de João Goulart como presidente, após a renúncia de Jânio Quadros.

Segundo a ABI, o objetivo da Rede é "impedir um golpe de estado da extrema direita, que insiste na ameaça de não querer aceitar o resultado da eleição para presidente da República, a não ser que o eleito seja o atual mandatário do País, o que impõe ao campo progressista a missão de defender o Estado de Direito".

O ato de lançamento da Rede da Legalidade, às 21h, será transmitido para todo o Brasil, via satélite, pela TV Comunitária do Brasil, e ainda no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Amazonas, Recife e Ourinhos, além das rádios Favela de Belo Horizonte e Timbira do Maranhão. A emissora pode ser assistida ainda pelo canal 12 na NET-DF, pelo Facebook, Instagram e neste link no Youtube.

:: Atos pela democracia e por eleições livres tomam o Brasil ::

A TVT, canal digital aberto 44.1 de São Paulo também vai participar da transmissão.

O programa contará com as presenças do economista e liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stedile e dos jornalistas Paulo Miranda, Beto Almeida e Ivan Proença. Participam também Leonardo Attuch, do Brasil 247; Misael, da Rádio Favela de BH; Guilherme Estrella, ex-diretor de operação da Petrobras, e Irene Cristina, presidenta do Conselho da ABI.

 

Edição: Glauco Faria