ELEIÇÕES 2022

Depois de oito meses, Ipec publica nova pesquisa presidencial; relembre última edição

Antigo Ibope, instituto divulgou levantamento anterior em dezembro, com cenário favorável a Lula

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Bolsonaro e Lula são os principais candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro - Flickr/Presidência da República e Flickr/Agência PT | Montagem: Brasil de Fato

O Ipec (antigo Ibope) vai divulgar, nesta segunda-feira (15), as intenções de voto nacionais para presidente e para governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Os estudos são pagos pela TV Globo e por suas afiliadas nos estados.

Na última edição nacional da pesquisa do Ipec, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia na liderança, com 48% das intenções de votos no primeiro turno, contra 21% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O resultado garantia ao petista a vitória em primeiro turno.

Na ocasião, Sergio Moro (União Brasil), André Janones (Avante) e Joao Doria (PSDB) ainda estavam entre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Desde então, os três desistiram de disputar o cargo de presidente.

Leia também: Pesquisa Ipec aponta chance de vitória de Lula no primeiro turno

Leia os números da pesquisa de dezembro:

Cenário 1

Lula (PT): 48%;

Jair Bolsonaro (PL) : 21%;

Sergio Moro (Podemos): 6%;

Ciro Gomes (PDT): 5%;

André Janones (Avante): 2%;

João Doria(PSDB): 2%;

Cabo Daciolo (Brasil 35): 1%;

Simone Tebet (MDB): 1%;

Alessandro Vieira (Cidadania): 0%;

Felipe d’Ávila (NOVO): 0%;

Leonardo Péricles (UP): 0%;

Rodrigo Pacheco (PSD): 0%;

Brancos / Nulos: 9%;

Não sabem / Não responderam: 5%.

Cenário 2

Lula: 49%;

Bolsonaro: 22%;

Sergio Moro: 8%;

Ciro Gomes: 5%;

João Doria: 3%;

Brancos/nulos: 9%;

Não sabe/não respondeu: 3%

Mais pesquisas

Nesta segunda (15), a empresa FSB Pesquisa publicou novo levantamento, contratado pelo Banco BTG Pactual, com mais uma rodada de entrevistas sobre a intenção de voto para a Presidência da República. O estudo apontou crescimento de quatro pontos percentuais de Lula em uma semana e possível vitória em primeiro turno.

Saiba mais: Datafolha aponta vitória de Lula no primeiro turno ::

Na quarta-feira (17), mais duas empresas de pesquisa devem divulgar os resultados de levantamentos nacionais: a Quaest, sob encomenda do Banco Genial Investimentos, e o PoderData, que pertence ao site Poder360 e realiza os estudos com recursos próprios.

Finalmente, na quinta-feira (18), o Datafolha publica seu primeiro levantamento realizado após o encerramento de todas as convenções que confirmaram as candidaturas dos candidatos à Presidência da República.

Edição: Rodrigo Chagas