PESQUISA ELEITORAL

Quaest: Lula tem 45% e segue 12 pontos à frente de Bolsonaro mesmo após Auxílio Brasil

Ex-presidente continua com larga vantagem e venceria eleição no 1º turno, de acordo com novo levantamento nacional

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula e Bolsonaro são os dois primeiros colocados na corrida eleitoral pela Presidência da República - Agência Brasil | Montagem: Brasil de Fato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com vantagem confortável na liderança da corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto, com 45% das intenções de voto, segundo nova pesquisa Quaest, sob encomenda do Banco Genial, divulgada na manhã desta quarta-feira (17).

Continua após publicidade

Na sequência, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Em relação ao estudo publicado pela mesma empresa de pesquisa há 15 dias, os dois líderes da corrida presidencial oscilaram um ponto percentual positivamente.

Com isso, o petista mantém a vantagem de 12 pontos percentuais na liderança, mesmo após o início dos pagamentos do Auxílio Brasil e de outros benefícios sociais implementados pelo governo federal, como o vale-gás e o auxílio-caminhoneiro.

Leia também: Consignado do Auxílio Brasil: conheça os riscos de contratar o empréstimo

A intenção de votos no candidato do PT entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil cresceu entre julho e agosto, passando de 52% para 57%. Já a preferência por Bolsonaro nesse grupo encolheu de 29% para 27%, na mesma base de comparação

Como Lula supera a soma de todos os outros candidatos (45% a 42%), ele venceria a eleição no primeiro turno, de acordo com o levantamento.

Na terceira posição, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%. Atrás dele, aparece a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. O percentual de indecisos ficou em 6%. Brancos e nulos também somaram 6%.

:: Campanha começa com expectativa por Ipec e Datafolha: veja quais serão as pesquisas da semana ::

Em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, que só ocorreria caso o atual presidente apresente crescimento na primeira rodada, Lula teria 51%, contra 38%.

A pesquisa, realizada pela Quaest para a Genial Investimentos, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 01167/2022. Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 11 e 14 de agosto, de forma presencial nas casas dos eleitores em 123 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Edição: Vivian Virissimo