BEBIDA TÍPICA

Erva-mate pode se tornar primeiro patrimônio cultural imaterial do RS

Recém inaugurada, Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial analisa parecer que reúne pesquisas sobre o tema

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Além de bem cultural histórico, erva-mate possui um circuito de produção, circulação e reprodução para além da esfera estadual - Foto: Reprodução/Prefeitura de Getúlio vargas

A prática de tomar chimarrão, de origem indígena, é arraigada na cultura gaúcha. Agora, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) pede que o sistema ambiental e sociocultural de práticas tradicionais da erva-mate se torne o primeiro bem a ser registrado como patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Rio Grande do Sul.

“A erva-mate é reconhecida como árvore símbolo do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que se constitui historicamente um bem cultural que possui um circuito de produção, circulação e reprodução para além da esfera estadual”, argumenta o diretor do Iphae, Renato Savoldi.

Leia também: Estimulante e diurética, erva-mate é parte da identidade cultural de um povo

O parecer técnico de recomendação, que está sendo apreciado pela Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial (CTPCI), contém mais de 700 páginas, reunindo pesquisas sobre o tema. Foi entregue na última semana, em Porto Alegre, integrando as comemorações da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, e marcou a sessão inaugural das atividades da CTPCI. O órgão colegiado é presidido pelo diretor do Iphae e constituído por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

Conceito imaterial

A designação “patrimônio cultural” tem o objetivo de perpetuar a relevância de bens culturais. No caso de bens materiais – como conjuntos arquitetônicos, jardins, obras de arte – ocorre o tombamento. Quando se trata de bens de natureza imaterial, tem-se o registro.

Segundo o diretor do Iphae, o conceito de bem imaterial é mais abrangente: são manifestações culturais que possuem representatividade para um grupo social. Pode ser um dialeto, um idioma, uma atividade culinária, uma festa popular, um rito religioso, um saber ou modo de fazer. São vários elementos culturais, que não necessariamente precisam de uma materialidade, mas fazem referência à identidade, à ação e à memória de grupos sociais e étnicos.

Além do sistema ambiental e sociocultural de práticas tradicionais da erva-mate, outros processos estão em curso para o registro como patrimônio cultural imaterial do RS, entre os quais: o modo de fazer artesanal do queijo serrano, o modo de fazer artesanato com a palha de butiá da região de Torres, e as diretrizes para inventário cultural imaterial do Mercado Público.

Um mapeamento da identificação de bens imateriais nos municípios gaúchos pode ser consultado em e-book no site do Iphae.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira