ESTABILIDADE

Lula lidera com 43% e Bolsonaro estaciona nos 35%, diz nova pesquisa XP/Ipespe

Em relação ao estudo de julho, ex-presidente oscilou um ponto para baixo e atual chefe do Executivo ficou estagnado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Encomendado pela XP, estudo do Ipespe demonstra liderança de Lula - Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa da Ipespe, encomendada pela corretora XP Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (31), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto.

Com 43% das intenções de voto, Lula supera o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 35%. Ciro Gomes (PDT) ficou na terceira colocação, com 8%. A senadora Simone Tebet (MDB) registrou 5% e Luiz Felipe D'Avila (Novo), 1%.

:: Há 20 anos, Lula teve sua primeira campanha presidencial vitoriosa. O que muda de lá para cá? ::


Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022 / Reprodução

Em relação ao estudo anterior do Ipespe, divulgado em julho, Lula oscila negativamente um ponto percentual (de 44% para 43%), dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Bolsonaro, por sua vez, se manteve estagnado nos mesmos 35% de julho.

Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam, 2%. No segundo turno mais provável, Lula apareceu com 53% das intenções de voto. Bolsonaro tem 38%.


Intenções de voto no 2º turno da eleições presidenciais de 2022 / Reprodução

Metodologia: A amostra é de 2.000 entrevistados, por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95,5%. O registro no TSE é BR-04347/2022.

Edição: Nicolau Soares