Direita

Sangue novo ou mais do mesmo? Simone Tebet é ligada ao agro e contrária a direitos indígenas

Destaque no debate entre presidenciáveis, senadora vem de uma das famílias mais poderosas do Mato Grosso do Sul

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A senadora Simone Tebet é autora do projeto de lei que pretende impedir a demarcação de terras indígenas em áreas de conflito
A senadora Simone Tebet é autora do projeto de lei que pretende impedir a demarcação de terras indígenas em áreas de conflito - Marcos Oliveira/Agência Senado

Alçada à disputa para a Presidência da República após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB-SP), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) teve sua teve a performance no primeiro debate entre candidatos e candidatas ao Planalto elogiada por comentaristas e analistas.  

Nas redes sociais, além dos memes sobre a promessa de dar R$ 5 mil reais para estudantes que concluírem o ensino médio, ela foi vista como uma espécie de novidade no jogo político.

 

A ideia de que Tebet é uma cara nova na política é enganosa: a senadora, que já foi deputada federal, prefeita de Três Lagoas (MS) e vice-governadora do Mato Grosso do Sul, faz parte de umas das famílias mais poderosas da política do estado. 

Leia também: Simone Tebet quer obrigar União a indenizar fazendeiros por terras indígenas

"É uma mulher forte, sem dúvida, teve uma boa atuação no debate, uma boa atuação na CPI da pandemia, mas isso é o mínimo. Nós estamos tão acostumados com esses políticos que querem declaradamente e falam o tempo todo de nos matar, que quando a gente vê uma política tradicional, chama a atenção", diz Kelli Mafort, integrante da Coordenação Nacional do MST.

Ela repete uma trajetória comum à elite econômica brasileira, totalmente conectada ao agronegócio. O pai da senadora, Ramez Tebet, foi governador do estado, se elegeu deputado estadual e senador, ocupou a liderança do Ministério da Integração no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e também esteve à frente da prefeitura do município de Três Lagoas, em 1975. O mesmo cargo foi ocupado pela filha em 2004. 

A família Tebet é citada no estudo Poder oligárquico, questão agrária e função legislativa no território sul-mato-grossense como uma das três oligarquias mais poderosas do estado.  

Esses grupos, além de deter grandes porções de terra, atuam também na política com intuito de "garantir o fortalecimento do processo de apropriação capitalista da terra engendrado por seus antecessores desde o século retrasado".

Mafort lembra que o processo de ascensão ao poder das oligarquias no MS se iniciou durante a ditadura. "Nós temos uma memória da criação do MS, que se deu no contexto da ditadura civil militar em 1977. De lá para cá, existe uma total interligação entre as oligarquias rurais, a política e o agronegócio", afirma.   

Uma breve análise da atuação de Tebet no Congresso Natural confirma sua vocação. Ela é citada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em uma lista de 50 parlamentares com atuação consistente na violação de direitos dos povos tradicionais.  

Autora do Projeto de Lei 494/15, que pretende impedir a demarcação de terras indígenas em áreas de conflito e altera o Estatuto do Índio, ela também apoia a PEC 45/13, que altera o artigo 231 da Constituição para impedir a demarcação de terras indígenas em áreas tradicionais.

"A atuação dela no parlamento foi completamente violadora dos direitos humanos. É dela o projeto de lei para suspender estudos sobre áreas para demarcação indígena, quando há conflito. E obviamente que há conflito, porque essa á única forma de os indígenas poderem lutar pela demarcação", diz Mafort. "A Simone Tebet está com suas mãos manchadas de sangue, e esse sangue é sangue indígena".

Simone Tebet foi, ainda, apoiadora do impeachment de Dilma Roussef. Em seu voto, ela afirmou que pensava no futuro da população brasileira.

"Pelos crimes de responsabilidade fiscal cometidos pela senhora presidente da República no ano de 2015, mas principalmente pelas consequências nefastas a esta e às futuras gerações que pagarão essa conta, fruto dessa irresponsabilidade fiscal, por todo o mal que causou e está causando à população brasileira, eu voto a favor do impeachment da senhora presidente da República, mas mais do que tudo, voto na esperança, na esperança de melhores dias."

Edição: Rodrigo Durão Coelho