CRISE ENERGÉTICA

União Europeia atinge 80% de meta de estocagem de gás natural

Para presidenta da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, esta é "uma boa notícia" para reduzir dependência da Rússia

|
Preço do gás natural disparou no bloco europeu - Sascha Schuermann / AFP

 A União Europeia (UE) anunciou nesta terça-feira (30/08) que atingiu uma média de 80% da meta de estocagem de gás natural, uma medida que tem como objetivo evitar uma crise de abastecimento durante o inverno nos países que compõem o bloco em meio às interrupções de fornecimento pela Rússia.

Continua após publicidade

"Já atingimos uma média na União Europeia de 80% de enchimento da estocagem, então basicamente já atingimos o valor acordado para este ano", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Cúpula de Segurança Energética do Mar Báltico em Copenhague.

Leia também: Fim de gás russo na Europa gera “estrangulamento mútuo” e pode beneficiar EUA

Segundo dados da Gas Infrastructure Europe (GIE), plataforma de monitoramento da UE, as reservas de gás do bloco estão em 79,94%. A previsão da UE para atingir a meta era em 1º de novembro, chegando aos 90% nos anos seguintes.

Para von der Leyen, esta é "uma boa notícia" para reduzir a dependência da Rússia. "Precisamos nos afastar dos combustíveis fósseis russos e conseguir fontes confiáveis, principalmente para encher os nossos armazéns", acrescentou.

"As metas estabelecidas na Cúpula do Mar Báltico abrangeriam o consumo de energia de todas as famílias da região. E podemos fazer muito mais. Vamos fazer da Europa uma potência renovável", disse a presidenta da Comissão Europeia durante Cúpula de Segurança Energética do Mar Báltico em Copenhague

De acordo com von der Leyen, a dependência da União Europeia pelo gás russo "só acabará se houver um investimento maciço em energias renováveis". Ela explicou ainda que propôs aumentar mais a meta da UE para as energias renováveis até 45%.

"Os preços da energia batem recorde após recorde. As consequências para as famílias e as empresas não são sustentáveis. Devemos enfrentar este problema juntos e urgentemente", afirmou a líder da Comissão Europeia por meio das redes sociais.

:; União Europeia diminui previsão de crescimento na zona do euro e registra inflação recorde ::

Por sua vez, para o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência TASS, apenas "sanções relacionadas a aspectos tecnológicos" por parte do Ocidente estão dificultando o fornecimento de gás russo à Europa.

O russo enfatiza ainda que as ações europeias são "difíceis de entender e impossíveis de explicar", obrigando os cidadãos "a pagar por elas".