Fim da crise?

Mesmo com dólar e inflação em alta, Venezuela deve ter o maior crescimento da região em 2022

Dados da Cepal apontam crescimento anual de 10%, o maior da América do Sul; economistas explicam cenário e pedem cautela

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Governo se anima com projeções, mas economistas pedem cautela - Prensa Presidencial

Em processo de recuperação, a Venezuela deve ter o maior crescimento da América do Sul em 2022, segundo os dados mais recentes divulgados pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal). As novas projeções da entidade, publicadas no dia 23 de agosto, são duas vezes maiores do que os índices previstos em abril.

De acordo com a Cepal, a Venezuela deve registrar um crescimento de 10% em 2022, o dobro dos 5% previstos pelo órgão há cinco meses. Isso faria com que o país tivesse, além do maior crescimento sul-americano, o terceiro maior da América Latina.

As projeções, entretanto, vêm em um momento ruim dos indicadores econômicos. Desde abril, a inflação voltou a subir após meses em queda e, nos últimos dias, o dólar disparou, chegando a se aproximar dos 8 bolívares nas últimas semanas. As tendências negativas na economia levantaram ceticismo por parte de alguns economistas que temem que o retorno de uma onda inflacionária e de instabilidade cambial voltem a atacar o poder de compra dos venezuelanos e travem o crescimento projetado.

Ao Brasil de Fato, o economista venezuelano Luis Guanipa disse que as projeções são plausíveis quando colocadas em perspectiva em relação à queda no PIB que o país sofreu nos últimos anos de crise econômica, mas podem não representar um ciclo positivo sustentável se o país voltar a sofrer com recorrentes aumentos nos preços.

“Chegamos a um ponto delicado na economia venezuelana no qual o bloqueio financeiro impede que o país faça comércio, faça transações internacionais, além de ter sua dívida externa congelada e sofrer as consequências da pandemia de covid-19, ou seja, múltiplos fatores que fizeram com que a economia venezuelana entrasse em uma etapa bastante dura. Em 2022, o bloqueio persiste, mas o país conseguiu driblar algumas sanções, tem alguns novos aliados internacionais, então logicamente o crescimento pode ser de 10% e inclusive pode chegar a 20%, o que em outro país seria exagerado, mas na Venezuela é um pouco normal porque viemos de uma crise bastante severa”, diz.

Dependente da renda petroleira, a Venezuela entrou em crise quando o preço do barril começou a cair e os EUA passaram a impor sanções contra sua economia. O cenário fez com que a produção do produto despencasse, passando de cerca de 3 milhões de barris de petróleo por dia em 2010 para 500 mil em 2020, o que levou o PIB do país a se contrair em mais de 86% na última década, segundo dados do FMI.

:: Caso Cristina: veja outros atentados contra presidentes de esquerda da América Latina ::

A crise petroleira afetou diretamente os ingressos e levou a uma redução significativa das reservas internacionais venezuelanas. O país, então, entrou em um ciclo hiperinflacionário que reduziu drasticamente o poder de compra dos trabalhadores e desvalorizou a moeda nacional. Após apresentar uma leve recuperação nos últimos meses, com pequenos alívios nas sanções econômicas impostas por Washington, a produção petroleira chegou a gerar um certo aumento nas reservas venezuelanas, embora ainda esteja longe dos níveis pré-crise.

O professor de Economia da Universidade Central da Venezuela (UCV), Carlos Peña, se mantém cético frente às projeções de crescimento. Ao Brasil de Fato, ele afirma que uma certa recuperação é possível a curto prazo, embora a insegurança por parte do setor privado e dos consumidores continue influenciando negativamente a economia.

"Nós vínhamos com uma produção petroleira mais ou menos aceitável, não era volumosa como no passado, mas de fato entrou um pouco de dinheiro por aí. Só que recentemente a produção diminuiu de novo e isso tem muitas consequências, porque por mais que o governo diga que o PIB real, não-petroleiro, está crescendo, nós continuamos a ser um país petroleiro e no final das contas a economia venezuelana segue vivendo sob um processo de incerteza muito forte", diz.

Isso não impede, entretanto, que o governo venezuelano se anime com os números da recuperação. Caracas agora busca atrair cada vez mais investimentos de países aliados, como Turquia e Irã, para driblar as limitações comerciais impostas pelo bloqueio dos EUA. No âmbito regional, o país já fala em criar uma zona econômica binacional na fronteira com a Colômbia, plano que é respaldado pelo novo governo vizinho, agora sob o comando de Gustavo Petro, após a retomada de relações.

No dia 22 de agosto, o presidente do Banco Central da Venezuela (BCV), Calixto Ortega, apresentou em rede nacional os dados mais recentes de crescimento trimestral levantados pela instituição. Segundo o BCV, o PIB venezuelano não-petroleiro cresceu 19% no último trimestre de 2021 e 117% nos primeiros três meses deste ano. Além disso, Ortega afirmou que o crescimento do segundo trimestre de 2022 deve ficar em torno dos 18%.

Ao Brasil de Fato, Guanipa argumenta que, independente das projeções sobre o PIB venezuelano, a questão central da economia da Venezuela é “aumentar os ingressos nacionais afetados pelo bloqueio”. Para o economista, é impossível pensar em um crescimento sustentável a médio e longo prazo se o país não ampliar suas reservas, seja pela reativação do setor petroleiro ou pelo impulso exportador de outros setores da economia, algo que o governo já parece estar buscando realizar com projetos como o das Zonas Econômicas Especiais.

“A queda até 2019 foi estrondosa, portanto é difícil que um país possa comandar uma política econômica eficiente quando praticamente não tem ingressos, por isso teve que recorrer à emissão de moeda, mas isso também não foi eficiente porque criou uma espiral inflacionária. Agora que a economia está se estabilizando um pouco, que os ingressos estão aumentando com negociações que driblaram o bloqueio, o Estado está tentando se equilibrar, não aplicando um plano monetarista ortodoxo, mas também não colocando um dinheiro na economia que depois vai derreter”, afirma.

Crise e inflação: qual a saída?

O equilíbrio ao qual o economista se refere diz respeito à estratégia adotada pelo Banco Central para manter o câmbio estável desde o final do ano passado. Após a última reconversão monetária que ocorreu em outubro de 2021 e cortou seis zeros da moeda, o BCV vem injetando dólares na economia em troca de bolívares a preços estáveis. A ideia é reduzir a liquidez contendo a emissão de moeda e utilizando parte dos novos recursos adquiridos com a leve reativação petroleira para segurar a taxa de câmbio.

Em agosto, o aumento da liquidez monetária no país já atingia cerca de 170%, ou seja, há mais do que o dobro de dinheiro circulando na economia do que havia em janeiro. A variação, entretanto, está longe do que chegou a ser em 2018, por exemplo, quando no mesmo período, entre janeiro e agosto, o indicador chegou a aumentar mais de 3.200%.

“É um plano que muitos criticam, mas que está funcionando”, argumenta Guanipa. “Em outubro de 2021, no período da reconversão, o dólar paralelo estava em 5,25 bolívares e no dia 1º de agosto deste ano estava em 6 bolívares, ou seja, o câmbio paralelo, que é conhecido por desestabilizar a economia, aumentou menos de 1 bolívar em 10 meses”, diz.

Nas últimas semanas, entretanto, a estabilidade cambial foi abalada quando o preço do dólar disparou pela primeira vez em vários meses. A moeda norte-americana iniciou o mês de agosto valendo 5,77 bolívares e chegou no último dia do mês custando 7,89 bolívares, um aumento de mais de 36%. A alta de agosto inclusive foi maior do que a variação total registrada entre janeiro e julho, já que o dólar iniciou o ano valendo 4,62 bolívares.

:: Embaixador da Colômbia se reúne com Maduro e formaliza retomada de relações com Venezuela ::

As perturbações no câmbio devem mexer com a inflação do mês de agosto, que ainda não foi publicada. O aumento dos preços já era uma tendência observada nos meses anteriores, especialmente entre abril e julho, quando o índice voltou a subir. Em junho, o país registrou uma inflação de 11,4%, a maior do ano até o momento.

Os números chamam a atenção dos economistas porque após ter encerrado um ciclo de hiperinflação que durou 4 anos, o país vinha registrando uma sequência de queda no Índice de Preços ao Consumidor desde novembro do ano passado. Em março deste ano, a Venezuela chegou inclusive a marcar a menor variação mensal da última década.

O professor Carlos Peña explica que a subida dos preços e da taxa de câmbio nos últimos meses se deve ao fato de que a estabilidade dos indicadores está sendo mantida majoritariamente por intervenção do Banco Central e que, portanto, não gera a confiança econômica que deveria.

“O governo quer tentar manter a taxa de câmbio estável a qualquer custo porque já sabe que há uma relação perversa entre inflação e taxa de câmbio. Então o governo segue financiando seu déficit com expansão monetária e começa a gastar divisas para tentar manter a taxa de câmbio mais ou menos estável, mas a questão é: até onde é factível manter uma taxa de câmbio valorizada com reservas internacionais? Tudo isso leva a um processo de incerteza cada vez maior e faz com que as expectativas dos agentes econômicos siga sendo de alta da inflação e depreciação da taxa de câmbio”, diz.

Edição: Arturo Hartmann