Desrespeito

Candidato bolsonarista em SP, Tarcísio riu de "piadas" sobre covid, nordestinos e LGBTQIA+

Ex-ministro, que tenta vender perfil técnico nas eleições, presenciou discurso de ódio em 4 anos de governo Bolsonaro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Levantamento mostra vídeos em que ex-ministro ri ou não se posiciona diante de "piadas" de Bolsonaro - Alan Santos/PT

O ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro e pré-candidato a governador de São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas, ficou marcado pela pecha de "papagaio" do presidente da República durante o tempo em que esteve na Esplanada dos Ministérios.

Tarcísio foi um dos recordistas de participações nas "lives" de Bolsonaro às quintas-feiras, quando o chefe do Executivo se acostumou a espalhar fake news sobre diversos temas e fazer comentários ofensivos contra grupos como nordestinos e gays, além de desrespeitar vítimas da covid-19.

:: Bolsonaro faz novo ataque a jornalistas mulheres na Jovem Pan: "Seu marido vota em mim" ::

O Brasil de Fato fez um levantamento reunindo seis momentos que revelam que, mesmo diante de impropérios ditos por Bolsonaro, Tarcísio jamais discordou ou repreendeu Bolsonaro. Agora, nas eleições estaduais em São Paulo, ele tenta se descolar do presidente.

Relembre:

Em maio de 2021, durante transmissão ao vivo nas redes sociais de Bolsonaro, Tarcísio riu depois que Bolsonaro disse que suicídios supostamente cresceram com isolamento social. 

Em outra transmissão nas redes de Bolsonaro, ainda em 2019, no primeiro ano de mandato presidencial, Tarcísio riu depois que Bolsonaro faz comentários homofóbicos com duplo sentido.

Em mais uma live com o presidente, Tarcísio sorri depois que Bolsonaro diz que ele tem parentes "pau de arara", em referência a nordestinos.

No Programa Pânico, na rádio bolsonarista Jovem Pan, Tarcísio riu depois que o apresentador Emílio Surita fez piada homofóbica com o então governador paulista João Doria (PSDB).

Em outro canal bolsonarista, desta vez no YouTube, Tarcísio dá risada depois de ouvir a mesma piada homofóbica sobre o ex-governador Doria.

Em outra transmissão com Tarcísio ao lado, Bolsonaro ri de quem é contra o "tratamento precoce": "ele treme, fala fino". O ex-ministro não se manifestou.

Edição: Nicolau Soares