Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

sustentabilidade

MST inaugura Armazém do Campo em Brasília

Rede de lojas da reforma agrária chega ao DF trazendo produtos orgânicos e agroecológicos de todo o país

08.set.2022 às 13h14
Brasília (DF)
Redação

Produção orgânica em território do MST no DF - Matheus Alves

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) inaugura neste sábado (10), em Brasília, uma loja com produtos oriundos de áreas de reforma agrária de todo o país. A filial candanga do Armazém do Campo, um rede de lojas criada pelo movimento, ficará na Asa Norte (LN 115, bloco B, loja 63). O evento de abertura ocorre a partir das 16h. 

Criada em 2016, a rede tornou-se referência para quem busca alimento saudável, de origem orgânica e agroecológica, e acesso à outras expressões culturais da reforma agrária. Atualmente, a rede Armazém do Campo conta com 25 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Além destas, existem 39 pontos de comercialização, distribuídos em 13 estados brasileiros, com pedidos via delivery e encomendas. A previsão é que nos próximos anos, mais de 30 novas lojas sejam abertas.

“O Armazém do Campo buscará ser esta principal referência para quem busca, aqui no DF, alimentos produzidos nos acampamentos, assentamentos e cooperativas do MST espalhados pelo Brasil”, explica Sandra Cantanhede, da direção nacional do MST. A dirigente ressalta, no entanto, que o papel do Armazém vai além da comercialização de alimentos.

“Para nós, se alimentar é um ato político, por isto que o Armazém também será um espaço para avançarmos na construção da Reforma Agrária Popular e no combate ao agronegócio e ao fascismo”, explica Cantanhede.


Fachada da nova loja Armazém do Campo, que será inaugurada em Brasília neste sábado (10), a partir das 16h / MST-DF/Divulgação

A rede Armazém do Campo surge a partir da primeira Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu em 2015, em São Paulo. A partir dali, foi aberta a primeira loja, também na capital paulista.
 
“No DF, o Armazém do Campo é fruto da luta pela terra e da organização da nossa produção, as quais foram desenvolvidas pelo MST ao longo de sua trajetória no estado”, destaca Sandra Cantanhede. Atualmente, o Movimento Sem Terra conta com 1.900 associações, 160 cooperativas e 120 agroindústrias, além de mais de 450 mil famílias assentadas em todo país. Durante a pandemia, a partir da produção de seus territórios, o MST doou mais de 7 mil toneladas de alimentos e 2 milhões de marmitas solidárias. Agricultores de cooperativas ligadas ao MST também são responsáveis pela maior produção de arroz orgânico do Brasil.  

Atrações

Neste sábado, a inauguração do Armazém do Campo DF terá, além da comercialização de produtos da reforma agrária e da culinária da terra, diversas apresentações artísticas. Às 16h, Dani da Silva inicia as apresentações, seguida, a partir das 17h, do DJ Léo Cabral. Por fim, 19h30 o Samba do Peleja se apresenta. A partir da sua abertura, o Armazém DF estará de portas abertas de terça à sábado, entre 10h e 19h. 

Serviço:

Inauguração do Armazém do Campo DF
Local: CLN 115, bloco B, loja 63
Data: 10/set (sábado), a partir de 16h
Funcionamento: de terça a sábado (10h às 19h)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: armazem do campobrasiliadistrito federalmstreforma agrária
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO

A importância do Plebiscito Popular 2025: unidade e esperança em tempos de crise

ciclo de encontros

Circuito Candango de Culturas Populares leva saberes tradicionais a quatro regiões do DF

'ATO GOLPISTA'

Moraes manda prender condenados por bomba no aeroporto de Brasília

ARTE COMO RESGATE

Alvorada recebe programação gratuita neste domingo (29) com dança, teatro, música, literatura e circo

Luta dos servidores

Professores de SP intensificam mobilização contra ataques de Tarcísio: ‘Mal conseguimos comer’, diz sindicato

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.