alimentação saudável

Brasília ganha loja de produtos orgânicos produzidos em terras da reforma agrária

No último sábado (10), MST inaugurou 25ª loja da rede Armazém do Campo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Localizada na CLN 115, loja oferece produtos como bebidas, arroz e café orgânicos - Adenauer Cunha

A população do Distrito Federal (DF) acabou de ganhar uma loja para adquirir produtos orgânicos e artesanais oriundos de produtores assentados pela reforma agrária. Inaugurado no último sábado (10), o Armazém do Campo conta com uma variedade de produtos que vão desde bebidas até alguns artigos de vestuário.

“Esse espaço tem o objetivo de juntar em um só lugar os produtos manufaturados nos acampamentos, associações e cooperativas da reforma agrária, tornando-se uma referência de produtos orgânicos, sustentáveis e saudáveis para a mesa da classe trabalhadora”, explica Sandra Cantanhede, da direção nacional do MST.

Leia também: Maior produção de arroz orgânico da América Latina é do MST

Criada em 2016, a rede Armazém do Campo já conta com 25 lojas físicas e outros 39 pontos de comercialização em 13 estados, com serviços de entrega e encomenda.

“A alimentação é um ato político, por isto que o Armazém também será um espaço para avançarmos na construção da Reforma Agrária Popular e no combate ao agronegócio e ao fascismo”, afirma Cantanhede.

Atualmente, o MST conta com 1.900 associações, 160 cooperativas e 120 agroindústrias, além de mais de 450 mil famílias assentadas em todo país.

A loja

Localizada na Asa Norte, em Brasília (confira o endereço completo no fim da matéria), a loja oferece uma variedade de produtos como, suco Monte Vêneto, cachaça artesanal Lula Livre, café Guaií e o arroz Terra Livre. Este último, é destaque nacional entre a produção do MST. 

Há 10 anos, o Movimento é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, com mais de 15 mil toneladas de arroz livre de agrotóxicos produzidos na safra 2021/22. Cultivado nas variedades agulhinha e cateto, o arroz é produzido por 296 famílias Sem Terra do Rio Grande do Sul, as quais vivem em 14 assentamentos, distribuídos em 11 municípios gaúchos.

Moradora do acampamento Noelton Angélico, em Brazlândia, Jovina Oliveira é produtora de produtos orgânicos e acredita que o Armazém do Campo vai ajudar na comercialização da produção. “Ele vai dar mais visibilidade para os nossos produtos. É importante, não só para os produtores, mas para toda a comunidade”.

A inauguração da loja no último sábado reuniu centenas de pessoas no espaço localizado na CLN 115.

O evento contou com apresentações artísticas e quem passou pelo local para conhecer também aproveitou para levar alguns itens para casa. É o caso de Antonieta Alves, que comprou bebidas e geleias artesanais. “O trabalho de quem vive do campo e o que o MST realizou, principalmente durante a pandemia, é algo que tem que ser reconhecido e valorizado em todos os sentidos”, afirmou.

Durante a pandemia, a partir da produção de seus territórios, o MST doou mais de 7 mil toneladas de alimentos e 2 milhões de marmitas solidárias.

Serviço

O quê: Armazém do Campo

Endereço: CLN 115, bloco B, loja 63

Funcionamento: terça à sábado, das 10h às 19h

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino