PROGRAMA DE RÁDIO

Em entrevista, Paraíba de Fato aborda Políticas Públicas de Saúde Mental e Eleições 2022

Vinicius Suares, Psicólogo Social, analisou como as candidaturas paraibanas tratam o tema em suas cartas propostas

Ouça o áudio:

Vinicius Suares - Psicólogo Social - Divulgação

E na Cobertura das Eleições 2022 na Paraíba, conversamos nesse último sábado (10) com o Psicólogo Social, Vinicius Suares, que abordou o tema: Políticas Públicas, Saúde Mental e Eleições 2022 . Vinicius analisou o cenário atual da Política Nacional de Saúde Mental, explicou a importância e urgência da reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, questionou a ausência de propostas específicas para política de saúde mental nas cartas propostas das candidaturas ao governo do estado, explicou o trabalho das redes de atenção psicossocial e levantou alguns questionamentos sobre o futuro do Complexo Hospitalar Juliano Moreira.  

"Não me impressiona a ausência de propostas, mas surgem muitas perguntas pois quem induz a Política Nacional de Saúde Mental é o governo federal e quem executa são os municípios, mas e o estado? Onde fica o papel do estado na Política de Saúde Mental? Eu penso que no mínimo, deveria existir uma proposta de qualificar e fortalecer a rede de atenção psicossocial nas redes de saúde do estado da Paraíba... e outras questões mais sérias deveriam aparecer também de forma objetiva por parte dos candidatos, como o que fazer com o Juliano Moreira, como garantir a assistência em Saúde Mental no Sertão e Alto Sertão, que são regiões mais afetadas pelas políticas do estado, ou seja, temos várias propostas que poderiam existir tanto do estado acompanhar os municípios quanto de ações concretas agora, de fato, falta os candidatos se posicionarem e colocarem essa pauta debaixo do braço como objetivo." pontuou Vinicius
 
O Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, das 9h às 10h, nas Rádios Sanhauá AM 1280, em João Pessoa; e sua reprise acontece aos domingos das 11 às 12h na Nordeste FM 104,9 , em Guarabira.

Confira também pelo Spotify

Edição: Polyanna Gomes