Ouça e assista

Jornalista avalia a postura de Bolsonaro diante do avanço do desmatamento na Amazônia

Fabíola Mendonça é a colunista desta segunda-feira

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Carlos Fabal/AFP
A bancada que, em tese, é para defender a Amazônia Legal no Congresso é majoritariamente ruralista

Iniciando a semana, o programa Central do Brasil desta segunda-feira (12), traz uma análise da jornalista Fabíola Mendonça, da Carta Capital, sobre o avanço do desmatamento na Amazônia e a postura de Bolsonaro diante deste cenário.

"Enquanto Bolsonaro sequestrou o 7 de setembro para reproduzir seus discursos machistas e misóginos, o que ele quer na verdade é produzir mais uma cortina de fumaça, que é uma tática que ele vem utilizando ao longo do seu governo para encobrir os desmontes da sua gestão. Enquanto ele está com estes discursos, a Amazônia está em chamas".

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas na Amazônia na primeira semana de setembro já superam o total do mês em 2021, com mais de 18 mil focos de incêndio. 

A jornalista também comenta sobre o "Guia Amazônia Legal e o Futuro do Brasil - Um raio x dos 9 estados da região entre 2018-2022", lançado recentemente pelo monitor Sinal de Fumaça

E mais

A exploração ainda não começou oficialmente, mas o maior empreendimento de mineração de urânio do Brasil já é alvo de denúncias de violação de direitos humanos e de risco de contaminação. O Conselho Nacional de Direitos Humanos e a plataforma Dhesca, também de direitos humanos, visitaram o município de Santa Quitéria (CE), no início deste mês. O objetivo foi ouvir a comunidade local sobre eventuais violações decorrentes do projeto e realizar audiências públicas. Reportagem mostra os desdobramentos das denúncias e os impactos para a população local.

Você também acompanha uma reportagem sobre a queda da expectativa de vida nos Estados Unidos. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão oficial de saúde do país, em 2019, alguém nascido em território estadunidense tinha uma expectativa de vida de 79 anos. Em 2020, essa expectativa caiu para 77 anos e, em 2021, despencou novamente para 76,1 anos .

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Edição: Rodrigo Gomes