Ouça e assista

3 em cada 10 famílias brasileiras passam fome no Brasil, diz estudo da Rede PENSSAN

Programa também traz uma iniciativa para debater políticas públicas no Complexo do Alemão

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Foto: Leonardo de França/Brasil de Fato
A alimentação é um direito humano

Três em cada dez famílias brasileiras passam fome no Brasil: é o que aponta um estudo divulgado hoje (14) pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

O especialista em segurança alimentar André Luzzi é o convidado do programa Central do Brasil desta quarta-feira (14), para falar sobre o direito à alimentação do brasileiro e a importância de políticas públicas de combate a fome.

"Precisamos de uma política de abastecimento nacional que promova a articulação entre campo, cidades, águas e florestas. Precisamos também garantir as contas públicas para que a população possa ter, nos diferentes territórios, acesso a alimentos saudáveis, e que as culturas alimentares sejam preservadas", afirma.

E mais

O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona Norte da cidade. Para garantir que políticas públicas sejam construídas de forma eficaz para o local, o Instituto Raízes em Movimento e organizações que formam o Juntos Pelo Complexo realizaram o Fórum de Ação Popular do Alemão. O objetivo do Fórum é que os próprios moradores decidam, juntos, as demandas necessárias para a comunidade.

Conheça também uma plataforma de jornalismo especializada  em analisar e divulgar dados sobre gênero e raça. A "Gênero e Número" tem ajudado a abrir caminhos para qualificar o debate sobre temas que afetam uma parcela considerável da população brasileira, mas que ainda são ignorados pelas leis e políticas públicas.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato e nos canais do YouTube da TVT e Brasil de Fato.

Edição: Raquel Setz