agenda no sul

Lula em Florianópolis (SC): “o Brasil não é um partido, o Brasil é o nosso país”

Candidato finalizou agenda pelo Sul do Brasil neste domingo (18) ao visitar capital catarinense, após passar por RS e PR

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ato em Florianópolis reuniu milhares de apoiadores no centro da cidade - Foto: Ricardo Stuckert

Neste domingo (18), o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou campanha na capital catarinense, Florianópolis. Em um dia de sol com alta temperatura, o petista reuniu milhares de pessoas na região central da cidade.

Estiveram no palco, ao lado de Lula, o vice na chapa, Geraldo Alckmin, a ex-presidenta Dilma Rousseff, o candidato do PT ao governo catarinense, Décio Lima, e sua vice, Bia Vargas (PSB), além de Dario Berger, candidato petista ao Senado e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), da coordenação da campanha, entre outros.

:: Ipec, FSB, PoderData, Quaest: saiba quais serão as pesquisas da semana para a Presidência ::

O evento encerrou a agenda de Lula pela região Sul do país. Na sexta-feira (16) ele esteve em Porto Alegre (RS) e no sábado (17) em Curitiba (PR).

Logo no começo de sua fala, Lula pediu para sua equipe levar para ele uma bandeira do Brasil e outra do PT. 

“O Brasil não é um partido, o Brasil é o nosso país. E essa bandeira aqui [levantando a brasileira] não é bandeira de um partido, essa bandeira aqui é a bandeira de 215 milhões de brasileiros que amam esse país”, afirmou Lula.

:: "Hino ao Inominável”: Wagner Moura e mais artistas lançam música com denúncia a Jair Bolsonaro ::

Logo após, o presidenciável pegou a bandeira petista e fez um comentário direto contra Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

“Ele [Bolsonaro] utiliza a bandeira do Brasil por que ele não tem o orgulho que eu tenho de dizer ‘esse é o meu partido [ao levantar a bandeira petista]’. Essa bandeira [do Brasil] é do meu país, e essa bandeira [do PT] é do meu partido, que me dá muito orgulho de eu ter fundado."

Lula também citou também o auxílio emergencial. Lembrou que o governo, inicialmente, tinha proposto no valor de R$ 200 e, por vezes, relutou em estender o programa social. Segundo Lula, Bolsonaro só teve interesse em ampliar o Auxílio Brasil e levá-lo para R$ 600 às vésperas das eleições, por motivos eleitoreiros.

“Se as eleições demorassem mais, seria capaz dele oferecer esse prédio do TCU [Tribunal de Conta da União] para o Minha Casa Minha Vida”.


Participaram do ato (da esquerda para direita) Décio Lima, Lula, Janja e Geraldo Alckimin. Foto: Ricardo Stuckert  

Funeral da Rainha

Lula citou a visita que Jair Bolsonaro fez neste final de semana na Inglaterra, para participar do funeral da Rainha Elizabeth II, que faleceu no último dia 8 de setembro.

“É louvável a decisão dele de ir. Ontem ele teve que fazer um discurso dizendo que a esquerda não vai voltar mais. Não seria melhor que esse genocida fosse visitar famílias que tiveram parentes mortos pela covid? Não teria sido melhor se ele tivesse falado menos bobagem e tivesse garantido a compra de vacinas com antecedência?”.

 :: Datafolha: Lula mantém 45%, Bolsonaro oscila para baixo e tem 33% das intenções de voto ::

Após citar outra ações de Bolsonaro durante a pandemia e outra denúncias que circundam o atual presidente, Lula afirmou que, se eleito, “a primeira coisa que vamos fazer é revogar os decretos de sigilo de 100 anos. nós queremos saber o que ele está escondendo”.

Fome e educação

Lula voltou a enfatizar seu plano de atacar a fome do Brasil logo no início do mandato. O petista defendeu que as pessoas “precisam voltar a comer três vezes ao dia”.

E concluiu que se ““cada mulher e cada criança estiver comendo três vezes por dia eu já terei feito a missão da minha vida”.

Após a fala, o presidenciável destacou a importância do governo investir mais em educação. Segundo ele, o Estado tem a missão de garantir oportunidades à população, para que as pessoas possam alcançar a realização de sonhos pessoais. 

“O que nós precisamos é dar oportunidade. o estado abre portas, e quem vai fazer é a juventude brasileira.” 

Agenda

Na segunda-feira (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participam de um encontro com candidatos à Presidência da República em outras eleições. O evento será no período da manhã, em São Paulo (SP)

Já na terça-feira (20), ainda na capital paulista, Lula participa de encontro com representantes do setor de Turismo.

Edição: Lucas Weber